A expectativa para 2026 é de repetir o volume de produção alcançado em 2025 com possibilidade de uma leve queda em mercados específicos
Texto e fotos: SIMEFRE
Apesar de um ano marcado por desafios econômicos, a indústria brasileira de ônibus encerrou 2025 com crescimento de 1,7% na produção, totalizando 27516 unidades fabricadas, considerando mercado interno e exportações. Em 2024, o volume registrado foi de 27067 unidades.
Os aportes de recursos para infraestrutura e mobilidade urbana, com destaque para o PAC 3 Mobilidade, além das aquisições de ônibus escolares por meio do programa Caminho da Escola, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), contribuíram para sustentar o volume de produção ao longo do ano. No segmento escolar, o edital do Caminho da Escola manteve uma média significativa de compras, reforçando a demanda industrial. Outro mercado que permaneceu aquecido em 2025 foi o de turismo, impulsionado pelo aumento da demanda interna por transporte rodoviário de passageiros. A eletrificação também continuou avançando.


0 Comentários