Primeiro passo rumo à F1 do futuro
Texto e fotos: Pirelli
Abu Dhabi recebe o último GP da temporada e também a última aparição em um fim de semana de corrida para a medida de pneu que a Fórmula 1 utiliza desde 2022. A partir da próxima temporada, mantendo o diâmetro de aro de 18 polegadas, os pneus serão ligeiramente mais estreitos para se adequarem à nova geração de carros desenvolvidos como parte da revisão dos regulamentos técnicos. Na terça-feira seguinte ao GP (9 de dezembro), o circuito de Yas Marina sediará um teste em grupo com os pilotos ao volante de carros-mula, adaptados para se adequarem à gama de pneus de 2026.
A Pirelli mantém a seleção habitual de compostos para a última corrida da temporada em Abu Dhabi: C3, C4 e C5. Historicamente, a pista de Yas Marina apresenta granulação nos pneus, mas desde o ano passado esse fenômeno parece estar relativamente limitado e a maior resistência dos pneus atuais poderia reduzi-lo a tal ponto que até mesmo o Macio, normalmente utilizado apenas na classificação, poderia ser um pneu em torno do qual seria montada uma estratégia de corrida. Nesta pista, a degradação é de natureza térmica e geralmente é observada nos pneus traseiros devido à necessidade de tração, especialmente no setor final.
Yas Marina já sediou a corrida final da temporada de Fórmula 1 13 vezes. É uma instalação moderna e de ponta, com uma pista de 5,281 quilômetros de extensão e 16 curvas. Os pilotos conhecem bem o circuito, pois há muito tempo ele é o local escolhido para os testes pós-temporada. Projetada por Hermann Tilke, a pista passou por uma reforma há quatro anos, que reduziu ligeiramente seu comprimento, tornando-a mais rápida e fluida, produzindo mais oportunidades de ultrapassagem, especialmente na reta de 1,2 km entre as curvas lentas 5 e 6. Outra seção interessante é encontrada nas curvas 10, 11 e 12, onde os pilotos precisam frear com intensidade, gerando cargas laterais pesadas no carro. A superfície da pista é feita com agregado importado da Inglaterra e oferece níveis médios de abrasividade e aderência. Para corrigir algumas seções irregulares, a superfície foi refeita este ano da curva 1 à curva 4. Como em todas as corridas noturnas, haverá uma queda significativa na temperatura entre a primeira e a última sessão. As condições da pista podem mudar de acordo com o momento em que os carros estiverem na pista e serão afetadas pela quantidade de borracha depositada graças às corridas de apoio, incluindo a Fórmula 2. Este será o 17º ano consecutivo em que o circuito Yas Marina sedia o GP de Abu Dhabi. A primeira edição, em 2009, foi vencida por Sebastian Vettel. O piloto de maior sucesso nos Emirados é Lewis Hamilton, com cinco vitórias e o mesmo número de pole positions em seu nome. Este ano, Max Verstappen pode igualar esse recorde, já que está com quatro. Sua equipe, a Red Bull Racing, tem o maior número de vitórias (7), enquanto a Mercedes está apenas uma atrás. Foi aqui em Abu Dhabi, em 2021, que a equipe alemã garantiu seu oitavo título mundial de Construtores, no mesmo dia em que Max Verstappen conquistou o título de Pilotos pela primeira vez.



0 Comentários