Uma roleta na terra dos cassinos

Texto e fotos: Pirelli

A sorte não terá muito a ver com o resultado da corrida, mesmo que ela ocorra na cidade frequentemente chamada de “a capital mundial da jogatina”. O GP de Las Vegas é a última das três etapas do campeonato mundial deste ano a ser realizada nos Estados Unidos, antes do encerramento da temporada com as duas últimas corridas no Oriente Médio. O calendário prevê que a ação comece um dia antes do normal, com as sessões ocorrendo à noite sob os holofotes.

Portanto, as duas primeiras sessões de treinos livres são na quinta-feira, com a última seguida pela classificação na sexta-feira, enquanto o GP em si é realizado no sábado à noite. Todas as sessões começarão duas horas mais cedo do que no ano passado. O evento em Nevada já proporcionou corridas emocionantes com muitas ultrapassagens, graças ao traçado da pista, que inclui um percurso pela famosa The Strip. Pelo terceiro ano consecutivo, os compostos escolhidos para o circuito de rua de Las Vegas são o C3, C4 e C5. Um dos principais desafios será o gerenciamento da temperatura dos pneus, especialmente durante a classificação. O fato de as sessões serem realizadas mais cedo este ano ajudará os pilotos, pois as condições não serão tão frias, facilitando o aquecimento dos pneus.

No entanto, a volta de preparação antes da volta rápida continuará a ser crucial para que os pneus atinjam a temperatura ideal. Além disso, os pneus deste ano apresentam propriedades mecânicas melhoradas, o que deverá reduzir a degradação, que foi particularmente notória no composto médio no ano passado. A decisão de não optar por um trio mais macio deveu-se ao risco de granulação, prevalente desde a primeira edição desta corrida, que poderia comprometer excessivamente a eficiência do composto mais macio da gama atual. A corrida é disputada em 50 voltas no circuito de Las Vegas, que tem 17 curvas e é único devido às velocidades atingidas e ao seu traçado técnico. Com 6,201 quilômetros, é o segundo mais longo do calendário depois de Spa e um dos mais rápidos em termos de velocidade média por volta. Em 2024, Alex Albon atingiu a velocidade máxima mais alta da temporada (368 km/h) na reta entre as curvas 12 e 14. Na última curva, os pilotos experimentam uma desaceleração muito forte ao frear, sendo uma das melhores oportunidades para ultrapassagens. Quase 80% da volta é percorrida em aceleração máxima, com os carros passando por marcos famosos como o Venetian e o Caesars Palace, que sediaram os dois primeiros GPs de Las Vegas. Nas corridas de 1981 e 1982, a pista foi montada em um estacionamento, enquanto hoje ela atravessa as principais ruas da cidade, de modo que o mobiliário urbano e os resíduos de óleo do tráfego normal reduzem os níveis de aderência. Portanto, espera-se que a evolução da pista ao longo do fim de semana seja particularmente alta. Esta será a terceira edição do GP de Las Vegas a ser realizada na Strip e a quinta vez no total que uma etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 é realizada na capital da jogatina. Em 1981 e 1982, uma corrida foi realizada no estacionamento do Caesars Palace. A corrida inaugural no Circuito da Las Vegas Strip, realizada em 2023, foi vencida por Max Verstappen, enquanto George Russell venceu no ano passado, largando da pole position.