Verstappen mantém o campeonato vivo
Texto e fotos: Pirelli
Max Verstappen é o primeiro piloto a vencer mais de uma vez em Las Vegas, a vitória dominante mantem viva a esperança de título do Mundial de Pilotos nas duas últimas etapas da temporada. O líder do campeonato, Lando Norris, terminou em segundo após perder a vantagem da pole position para o holandês logo na largada, na bandeirada ele estava quase 21 segundos atrás, completando o pódio, o vencedor do ano passado, George Russell. Esta foi a sexta vitória de Max na temporada e a 69ª de sua carreira, é a de número 128 da Red Bull Racing. Verstappen teoricamente tem chance de conquistar o título, mas é bastante remota, com dois GPs e uma corrida Sprint restantes, Norris lidera com 408 pontos, 18 à frente de seu companheiro de equipe Oscar Piastri, enquanto o holandês está 42 pontos atrás.
A maioria dos pilotos largou com pneus médios, Nico Hulkenberg, Gabriel Bortoleto, Alex Albon, Franco Colapinto e Lewis Hamilton alinharam com os duros. Kimi Antonelli, penalizado por queimar a largada, foi o único piloto a largar com macios.
Quando as luzes se apagaram, Norris foi agressivo demais na defesa da pole position, saiu da pista na primeira curva e permitiu que Verstappen e Russell, que ultrapassou Carlos Sainz, assumissem a ponta. Na metade da corrida, Verstappen tinha vantagem suficiente para parar nos boxes e trocar os pneus médios pelos duros, um composto que se mostrou muito consistente e ainda assim o manteve à frente de Russell, ambos os compostos permitiram que os pilotos pressionassem durante toda a corrida, confirmando que a parada única, com médios e duros, era o caminho mais rápido para a bandeirada.
Os oito primeiros terminaram com pneus duros, Nico Hulkenberg, em nono, foi o melhor entre aqueles que adotaram a estratégia inversa. Antonelli recuperou impressionantes 13 posições para cruzar em quarto, mas a penalidade de 5 segundos o fez cair para quinto. O italiano completou quase todas as voltas com os C3, assim como Pierre Gasly que terminou em 15º. Esteban Ocon terminou em 11º, foi o que percorreu a maior distância com os médios, completando 27 voltas.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A corrida noturna em Las Vegas transcorreu praticamente como previsto, presenciamos o que foi, na prática, uma corrida com apenas uma parada, com os pneus médios e duros completando as 50 voltas alternadamente. O desgaste irregular foi muito limitado, observado em poucos carros, principalmente no eixo dianteiro. A única referência útil para comparação, pelo menos para o composto amarelo, foi o treino livre 1, quando os pneus foram muito mais afetados pelo desgaste irregular. O fator decisivo foi provavelmente a condição da pista, com a superfície muito mais limpa, no ano passado, com temperaturas semelhantes, os pilotos tiveram que fazer duas paradas, justamente por causa do desgaste irregular, enquanto este ano, mesmo sem se preocuparem com os pneus, conseguiram estender seus stints. Isso confirma ainda mais as propriedades mecânicas aprimoradas dos compostos atuais, que, aliás, temos observado ao longo da temporada. A vitória de Max Verstappen nos proporciona um final de temporada excepcionalmente disputado, com apenas duas corridas restantes, o campeonato de pilotos ainda está indefinido, assim como a batalha do vice campeonato de construtores".




0 Comentários