• Destaque positivo para motocicletas, que têm alta de 15,64% entre janeiro e outubro deste ano, o segmento de duas rodas deve bater recorde histórico e superar as 2.157.288 unidades emplacadas, estimadas para 2025;
  • Também o Programa Carro Sustentável mostra bons resultados, para os veículos participantes, com mais de 26% de crescimento desde que foi implantado;
  • Apenas caminhões e implementos registram baixa acumulada, até o momento;
  • As altas taxas de juros ainda são empecilho para o crescimento mais expressivo de todos os segmentos automotivos em 2025, que ainda assim deve fechar o ano com aumento de 7,2% nos emplacamentos de todo o setor somado.

Texto e fotos: Fenabrave

De acordo com dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, em outubro, os emplacamentos de veículos registraram alta de 4,84% frente a setembro, somando 493.348 unidades. Na comparação com outubro do ano passado, o resultado foi 8,96% superior e, no acumulado do ano, o total atinge 4.193.560 unidades, avanço de 7,63% em relação a igual período de 2024. O mês de outubro teve 23 dias úteis, um dia a mais do que setembro (outubro/2024 também teve 23 dias úteis).

“O ritmo diário foi levemente superior ao de setembro e o fato de outubro ter tido um dia a mais ajudou no resultado. Observamos, também, o crédito operando de forma mais funcional, o que tem ajudado a converter intenção em venda, em um ambiente de políticas públicas que favorece eficiência e competitividade no tíquete de entrada, como o Programa Carro Sustentável, que reduziu ou zerou o IPI para compactos nacionais de maior eficiência”, explica o Presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Desempenho por segmento