Com pneus desenvolvidos especificamente para eles da primeira geração do 911 até o 997

Texto e fotos: Pirelli

A fabricante oferece pneus para modelos clássicos e youngtimer do Porsche 911, desde o primeiro modelo de 1964 até o Porsche 911 (tipo 997). Essa ampla gama torna a Pirelli o fornecedor de referência para colecionadores da marca, graças em parte à linha Collezione, que também inclui diversos outros modelos clássicos da Porsche, como o 356, 914, 928 e 944. Esses pneus são desenvolvidos especificamente para os veículos que equipam, preservando a estética original, mas utilizando materiais e tecnologias modernas, a fim de oferecer o máximo em segurança e conformidade com as regulamentações atuais. Como prova do trabalho conjunto entre os departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli e da Porsche, os pneus trazem na lateral a marcação “N”, símbolo aplicado em todos os pneus que foram especificamente aprovados e testados pela Porsche. A linha Collezione tem como objetivo preservar o patrimônio histórico do automobilismo, combinando inovação técnica com fidelidade estética. Essa autenticidade é garantida também graças à contribuição da Fundação Pirelli, que conserva, entre outros documentos, os desenhos e especificações de pneus históricos em um arquivo que reúne cerca de 4 quilômetros lineares de materiais sobre a história da marca, desde 1872 até hoje.

A história do Porsche 911 começou no Salão Internacional do Automóvel da Alemanha (IAA) de 1963, em Frankfurt, onde foi apresentado como “Porsche 901”, sucessor do lendário Porsche 356. Poucos anos depois, as versões de produção foram equipadas com o Cinturato CN36, o primeiro pneu esportivo da Pirelli a utilizar cintas de aço. Dez anos após sua estreia e após o lançamento de diversas versões, o Porsche 911 evoluiu para o modelo G, que deu origem ao 911 Turbo. Esse modelo foi equipado com o Cinturato P7, um pneu originalmente desenvolvido para ralis e que depois se tornou um sucesso nas ruas. Foi o primeiro pneu de perfil ultrabaixo a chegar ao mercado, caracterizado por uma parede lateral mais baixa em relação à largura da banda de rodagem, o que aumentava significativamente a aderência nas curvas. As gerações seguintes adotaram o P Zero Rosso, projetado para oferecer o equilíbrio ideal entre alta performance, conforto e baixo ruído, garantindo uma condução esportiva segura mesmo em altas velocidades. Em 2005, com a chegada da sexta geração, o Porsche 911 (tipo 997), o P Zero também passou a estar disponível. Novos projetos conjuntos de desenvolvimento continuam em andamento entre Pirelli e Porsche, com o objetivo de criar novos pneus específicos para modelos clássicos da Porsche.