Verstappen vence e coloca fogo no campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Max Verstappen se tornou o primeiro piloto a vencer sete GPs nos Estados Unidos, conquistando sua quarta vitória no COTA um dia após vencer a corrida Sprint. Com o resultado, ele está agora a apenas 40 pontos da liderança do campeonato, com cinco GPs e duas corridas Sprint restantes este ano.

Como a maioria dos pilotos, Verstappen adotou a estratégia de pneus médios-macios, o que exigiu um gerenciamento otimizado no asfalto irregular, com picos de 47 graus centígrados, com rajadas de vento complicando ainda mais a tarefa. Aliviando um pouco a demanda pelos pneus, um Safety Car Virtual acionou o carro logo no início, reduzindo o ritmo em um ponto crítico, com os carros abastecidos. O principal destaque em termos de estratégia foi Charles Leclerc, o único piloto entre os 15 primeiros a largar com pneus macios. Ele usou a aderência extra com sucesso, disputando a liderança partindo do terceiro lugar no grid, estima-se, ganhando quase dois metros a mais na aceleração de 0 a 150 km/h na largada. Para contextualizar, há quatro metros entre cada posição no grid, portanto, a escolha do pneu de largada de Leclerc lhe rendeu o equivalente a quase metade da posição no grid.

Leclerc foi, consequentemente, o primeiro dos líderes a parar nos boxes, trocando de macio para médio na volta 23. Ele aproveitou bem o pneu amarelo para manter o segundo lugar, antes de ser ultrapassado na reta final pela segunda colocação após uma longa disputa com Lando Norris, que usou o macio em seu segundo stint. A vantagem de Verstappen era tanta que ele conseguiu fazer sua única parada com pneus médios para macios na volta 33, um pouco mais tarde que seus outros rivais, sem perder a liderança.

Todos os três compostos foram vistos no grid de largada, com três pilotos no final do grid escolhendo o pneu duro. Apenas dois pilotos pararam duas vezes, Alex Albon, e Gabriel Bortoleto, todos os outros pararam apenas uma vez. Em uma semana memorável para o automobilismo americano, foi anunciado antes do início da corrida que o COTA permaneceria no calendário até pelo menos 2034.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "As equipes decidiram manter suas opções em aberto na largada, usando principalmente o pneu médio no grid, que é o ponto de partida mais flexível para uma série de estratégias diferentes. Leclerc se destacou entre os 10 primeiros, sendo o único a optar pelo macio, o que lhe deu uma vantagem inicial de aderência que valeu a pena. O período inicial do VSC permitiu algumas voltas extras tanto com o macio quanto com o médio, com o composto médio em particular mostrando uma consistência talvez maior do que o previsto. Uma influência positiva nisso foi a temperatura do asfalto, que estava mais baixa e a evolução da pista. Esses fatores combinados permitiram que o primeiro stint fosse estendido o máximo possível. Como resultado, as estratégias médio-duros inicialmente previstas inevitavelmente se transformaram em uma estratégia teoricamente mais audaciosa quando a metade da corrida foi alcançada. Uma sucessão de pit stops na volta 30 viu o pneu vermelho usado no stint final em quase todos os carros. Com os traseiros ainda não atingindo o desgaste máximo, os pilotos conseguiram manter um ritmo competitivo sem precisar administrá-los, também graças às configurações selecionadas pelas equipes. Parabéns a Max Verstappen, que continua lutando pelo título e a Charles Leclerc por escolher uma estratégia diferente para subir ao pódio".