Verstappen garante vitória na Sprint e pole do GP
Texto e fotos: Pirelli
Vencedor da corrida Sprint, Max Verstappen largará na pole após liderar a classificação para o GP dos Estados Unidos, seu domínio do formato de corrida rápida é absoluto, ele conquistou sua 13ª vitória desde que o conceito foi introduzido em 2021, o resultado deixou Max a 55 pontos da liderança do campeonato.
Todos os pilotos selecionaram o composto médio para a corrida de 19 voltas, que foi caracterizada por dois períodos de safety car. Com os pilotos acelerando a todo vapor quando a pista estava livre para correr, o desafio para os pneus foi aumentado pela temperatura da pista e pela grande quantidade de detritos na superfície causados por uma colisão na primeira volta que eliminou as duas McLarens. Um segundo safety car a três voltas do fim durou até o final da corrida, com George Russell, o único piloto entre os três primeiros a largar com um jogo de pneus usados, terminando em segundo lugar, à frente de Carlos Sainz, este foi o segundo pódio do ano para o espanhol.
A classificação começou às 16h, horário local, com temperaturas de pista que atingiram 48 graus centígrados, com rajadas de vento dificultando ainda mais o controle dos carros durante as mudanças de direção em alta velocidade do COTA. Verstappen foi o mais rápido em todas as três sessões, em todas as ocasiões usando o composto macio. No entanto, ele precisou de apenas uma volta no Q3 para conquistar a pole com o tempo de 1m32.510s, já que perdeu o corte para iniciar sua segunda volta rápida no final da sessão. Lando Norris, por outro lado, melhorou durante sua segunda volta e larga em segundo, enquanto Charles Leclerc, largará em terceiro. A classificação foi interrompida por uma bandeira vermelha logo no início do Q1, após a saída de Isack Hadjar, antes que qualquer piloto tivesse a chance de registrar seu tempo. O maior desafio, no entanto, foram as temperaturas altíssimas da pista, a corrida, que começa às 14h, horário local deve ser um pouco mais fria. Os limites da pista foram outro fator, com várias voltas eliminadas, enquanto muitos pilotos esperaram o máximo possível para iniciar suas voltas rápidas a fim de aproveitar a pista em evolução.
O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue a Verstappen por Zachary Levi. O ator americano interpreta o super-herói Shazam nos dois filmes homônimos inspirados nos lendários desenhos animados da DC Comics. Levi também estrelou os dois sucessos de bilheteria da saga Thor, bem como as séries de TV de sucesso "Less than Perfect" e "Chuck".
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Como esperado, todos optaram pelos médios para começar a corrida Sprint, com a única variável sendo se eram novos ou usados. A degradação foi alta, mas previsível, especialmente após a neutralização, o que permitiu aos pilotos acelerarem forte sem se preocupar com o gerenciamento dos pneus. Na classificação, os tempos foram definidos com pneus macios novos. As altas temperaturas da pista dificultaram a recuperação do desempenho dos pneus após a primeira volta rápida. Como resultado, os pilotos tiveram apenas uma chance de superar seus rivais, com tempos de volta um pouco mais lentos do que o esperado, justamente por causa das altas temperaturas da pista. O pneu duro agora se torna uma opção estratégica válida para a corrida, visto que a diferença de desempenho para o médio é menor do que o esperado. Considerando todos os compostos disponíveis, várias estratégias diferentes são possíveis sem desvantagens significativas: todas próximas em termos de tempo total de corrida. Estender o primeiro stint médio para uma janela de pit stop entre as voltas 20 e 26 permite uma parada única, se você então for para o C1. Mas uma parada dupla é igualmente eficaz usando pneus macios e médios: começando com o macio e depois trocando para o C3 entre as voltas 12 e 18. As equipes podem então decidir se vão ou não usar o médio novamente para o stint final, ou estender o stint do meio e usar a velocidade extra do macio nas voltas finais. Uma parada única usando apenas médio e macio exigiria um gerenciamento de pneus extremamente preciso e poderia comprometer o desempenho, a ponto de não acreditarmos que seria uma opção realista. Como vimos claramente, os pilotos terão que prestar muita atenção a dois fatores externos que tornaram as condições de direção complicadas: rajadas de vento e asfalto irregular. O primeiro problema aumenta o risco de travamento durante a frenagem e, portanto, pode reduzir potencialmente a janela de operação dos pneus. O asfalto irregular pode, em vez disso, causar micro-derrapagens, o que aumenta a temperatura do pneu e, portanto, aumenta o desafio do gerenciamento térmico".




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