Novidades inéditas na América Latina marcam um posicionamento da empresa e ressaltam o potencial do Brasil na eletromobilidade
Texto e fotos: Eletra
A Empresa apresenta o lançamento de uma linha de chassis de ônibus elétricos, juntamente com parceira nacional WEG, traz ao mercado novos modelos baterias, motores e inversores que ampliam autonomia e reduzem peso dos veículos. Os novos chassis atendem aos principais segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterçam. No caso dos modelos midiônibus, básicos e padrons, a aplicação é tanto para linhas alimentadoras de corredores de ônibus de grande carregamento ou de sistemas metroferroviários, como também para linhas principais e troncais. Já os superarticulados por terem os eixos traseiros direcionais e configurações entre 20m e 23m são indicados tanto para corredores exclusivos (simples e BRTs – Bus Rapid Transit), mas também em trajetos fora de corredores, em ruas e avenidas de trânsito comum. Além disso, essa flexibilidade permite com que as operações sejam compatíveis com diferentes estruturas e portes de terminais de ônibus e estações de integração e transferência de linhas.
Todos os chassis são de piso baixo e a autonomia pode variar entre 250 km e 350 km, dependendo das condições de operação. A plataforma do chassi é produzida pela nossa parceira Mercedes Benz, o que garante a robustez de um modelo já testado e aprovado no sistema de transporte no país. Eletrificamos com tecnologia Eletra a mesma plataforma do modelo à diesel, sem motor e câmbio. Já em relação a tecnologia embarcada, a Eletra em parceria com a WEG, indústria também genuinamente brasileira, traz diversas novidades. Um dos destaques é a nova célula de baterias, com mais capacidade energética, o que garante maiores autonomias com o mesmo peso dos modelos atuais. Os novos motores e inversores permitem uma redução de peso de cerca de 350 kg e ampliação da capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.


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