Grand Chelem para Verstappen em Baku
Texto e fotos: Pirelli
Max Verstappen foi a perfeição em pessoa no GP do Azerbaijão, não só venceu a corrida largando da pole position, como também liderou todas as 51 voltas e estabeleceu a volta mais rápida da corrida, garantindo seu sexto Grand Chelem. Ele empata com Lewis Hamilton em segundo lugar, atrás de Jim Clark, com oito. Esta foi a segunda vitória de Max em Baku, a quarta na temporada e a 67ª no geral, foi também a vitória de número 126 da Red Bull Racing, a quinta nesta pista.
George Russell terminou em segundo, registrando o 22º pódio de sua carreira, o sexto nesta temporada. Carlos Sainz foi o terceiro, o primeiro resultado do espanhol entre os três primeiros com a Williams, a equipe inglesa não conquistava um pódio desde o GP da Bélgica de 2021.
Ele teve que parar na primeira volta para trocar uma asa dianteira quebrada, usando pneus médios, antes de parar quase imediatamente para trocar os duros, com o objetivo de chegar até a bandeirada sem mais paradas, o que ele fez.
Lando Norris e Lance Stroll fizeram os turnos mais longos com os médios, completando 37 voltas.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Nesta pista, uma parada única sempre foi uma estratégia quase obrigatória e hoje não foi exceção, embora tenhamos trazido uma gama de compostos mais macios do que no ano passado. Além disso, o fato de estar mais frio do que o normal ajudou as equipes e os pilotos a gerenciar a degradação térmica, especialmente no eixo traseiro. Como resultado, foi uma corrida muito direta em termos de comportamento dos pneus. Os pneus Médio e Duro estiveram muito próximos em termos de desempenho e também em termos de degradação, que foi praticamente inexistente em ambos os compostos. O C4 foi o mais utilizado (598 voltas, 61,84%) e o Macio nunca apareceu. Após a chuva da noite passada, a superfície da pista se recompôs um pouco e, portanto, evoluiu significativamente ao longo da corrida. À nossa frente, temos agora outra sessão de testes de desenvolvimento de pneus para 2026. Na quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26 de setembro, a Ferrari e a Haas nos apoiarão por um dia cada no circuito de Mugello, trabalhando em um programa focado na definição dos compostos mais duros da gama".




0 Comentários