Grand Chelem para Verstappen em Baku

Texto e fotos: Pirelli

Max Verstappen foi a perfeição em pessoa no GP do Azerbaijão, não só venceu a corrida largando da pole position, como também liderou todas as 51 voltas e estabeleceu a volta mais rápida da corrida, garantindo seu sexto Grand Chelem. Ele empata com Lewis Hamilton em segundo lugar, atrás de Jim Clark, com oito. Esta foi a segunda vitória de Max em Baku, a quarta na temporada e a 67ª no geral, foi também a vitória de número 126 da Red Bull Racing, a quinta nesta pista.

George Russell terminou em segundo, registrando o 22º pódio de sua carreira, o sexto nesta temporada. Carlos Sainz foi o terceiro, o primeiro resultado do espanhol entre os três primeiros com a Williams, a equipe inglesa não conquistava um pódio desde o GP da Bélgica de 2021.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Na largada, o grid estava bastante dividido entre os que optaram pelos pneus médios (11 pilotos) e duros (9). O turno mais longo ficou com Esteban Ocon, que rodou 49 voltas com os duros.

Ele teve que parar na primeira volta para trocar uma asa dianteira quebrada, usando pneus médios, antes de parar quase imediatamente para trocar os duros, com o objetivo de chegar até a bandeirada sem mais paradas, o que ele fez.

Lando Norris e Lance Stroll fizeram os turnos mais longos com os médios, completando 37 voltas.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Nesta pista, uma parada única sempre foi uma estratégia quase obrigatória e hoje não foi exceção, embora tenhamos trazido uma gama de compostos mais macios do que no ano passado. Além disso, o fato de estar mais frio do que o normal ajudou as equipes e os pilotos a gerenciar a degradação térmica, especialmente no eixo traseiro. Como resultado, foi uma corrida muito direta em termos de comportamento dos pneus. Os pneus Médio e Duro estiveram muito próximos em termos de desempenho e também em termos de degradação, que foi praticamente inexistente em ambos os compostos. O C4 foi o mais utilizado (598 voltas, 61,84%) e o Macio nunca apareceu. Após a chuva da noite passada, a superfície da pista se recompôs um pouco e, portanto, evoluiu significativamente ao longo da corrida. À nossa frente, temos agora outra sessão de testes de desenvolvimento de pneus para 2026. Na quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26 de setembro, a Ferrari e a Haas nos apoiarão por um dia cada no circuito de Mugello, trabalhando em um programa focado na definição dos compostos mais duros da gama".