Depois de um começo atrapalhado, Norris vence e coloca pressão em Piastre antes das férias
Texto e fotos: Pirelli
O GP da Hungria terminou com uma dobradinha da McLaren, a quarta consecutiva e a sexta nesta temporada, a 56ª no total. Lando Norris garantiu a 200ª vitória da equipe, perdendo apenas para a Ferrari, com 248 pontos na lista de vencedores de todos os tempos.
Completando um pódio totalmente anglófono na quadragésima edição da corrida em Hungaroring estava George Russell, terceiro atrás de Oscar Piastri. Este foi o sexto pódio do piloto da Mercedes na temporada, o 21º da carreira.
Em termos de estratégia, os pilotos se dividiram de forma bastante equilibrada, com dez deles fazendo apenas uma parada e nove parando duas vezes nos boxes.
O trecho mais longo foi de Esteban Ocon, que completou 55 voltas com o duro, Gabriel Bortoleto e Liam Lawson foram mais longe com o médio, 40 voltas, Yuki Tsunoda completou 17 com o macio.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A primeira parte da temporada chegou ao fim com uma corrida muito interessante, com três pilotos lutando pela vitória. No final, a vitória foi para Norris, superando seu companheiro de equipe Piastri por uma pequena margem. Os pilotos da McLaren adotaram estratégias diferentes: o inglês optou por uma parada, o australiano por duas. No papel, a parada dupla foi mais rápida, mas as temperaturas mais baixas diminuíram ligeiramente a diferença entre as duas opções, também em parte porque a degradação térmica foi reduzida para os três compostos em comparação com o que vimos dias atrás. Ainda achamos que a parada dupla foi a melhor, bastando observar a diferença que Alonso construiu, em quinto, em relação a Russell. A exceção foi Norris, que optou por parar apenas uma vez, após ficar em quinto na volta inicial. A pequena diferença de desempenho entre os pneus médio e duro, juntamente com a clara dificuldade de ultrapassagem com carros com ritmo de corrida bastante semelhante, fizeram valer a pena arriscar uma estratégia não convencional, porque naquele momento ele não tinha nada a perder. Considerando tudo isso, hoje ainda conseguimos ter uma prova em que diferentes estratégias estiveram em jogo para a vitória, o que tornou a segunda metade da corrida particularmente emocionante do ponto de vista tático, mesmo que não tão espetacular em termos absolutos. Antes de também entrarmos nas férias de verão, após uma primeira parte da temporada muito movimentada, ainda temos mais uma tarefa na pista, aqui em Hungaroring. Na terça-feira, 5 e quarta-feira, 6 de agosto, realizaremos uma sessão de testes visando o desenvolvimento de pneus para 2026. No cardápio, a validação das construções, já que estas devem ser homologadas até 1º de setembro, e o desenvolvimento dos compostos mais macios, especialmente de C3 a C5. No primeiro dia estarão a McLaren com Norris ao volante e a Racing Bulls com Lawson. No segundo dia, a Ferrari com Leclerc, enquanto a Alpine estará presente nos dois dias, o primeiro com Aron e o segundo com Colapinto e Gasly".




0 Comentários