Primeiro Grand Chelem para Piastri, primeiro pódio para Hadjar

Texto e fotos: Pirelli

O GP da Holanda foi emocionante, repleto de incidentes e terminou com a vitória de Oscar Piastri. Largando da pole position, ele marcou a volta mais rápida da corrida e liderou do início ao fim, garantindo assim o primeiro Grand Chelem de sua jovem carreira. Foi a nona vitória do australiano, igualando-se ao seu compatriota e empresário Mark Webber e ao seu companheiro de equipe, Lando Norris, que teve que abandonar. Foi a vitória número 201 da McLaren, a quinta em Zandvoort.

Max Verstappen subiu ao pódio em segundo lugar, a primeira vez desde o GP do Canadá, foi seu quinto pódio em cinco corridas em Zandvoort, três vitórias e dois segundos lugares. Em terceiro lugar chegou Isack Hadjar, é seu primeiro pódio na categoria, tornando-se o mais jovem piloto francês e o quinto no geral a terminar entre os três primeiros aos 20 anos, 11 meses e três dias. Foi a primeira vez que a equipe italiana subiu ao pódio desde o GP do Azerbaijão de 2021, também disputado por um piloto francês, quando Pierre Gasly terminou em terceiro.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Todos os três compostos slick entraram em cena nas escolhas feitas no grid de largada. Para o primeiro trecho, 14 pilotos escolheram o médio, quatro o macio e dois optaram pelo duro.

C2 foi o mais utilizado, cobrindo quase 50% de todas as voltas completadas (658 voltas, 48,28%), seguido pelo médio (399, 29,27%) e pelo macio (306, 22,45%).

O trecho mais longo no geral foi completado por Bearman, 53 voltas com os pneus duros, Verstappen foi mais longe com os médios, 30 e Lawson lidera a lista com os macios, com 25.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Apesar das previsões em contrário, este GP foi imprevisível até o final, especialmente por causa das muitas neutralizações após acidentes e abandonos. Piastri venceu não apenas porque tinha um carro muito bom, mas também porque administrou perfeitamente todos os momentos cruciais, especialmente as três relargadas após os períodos de Safety Car. Quanto aos pneus, o aspecto mais positivo deste fim de semana é que, embora tenhamos trazido um trio de compostos para tempo seco mais macio do que no ano passado, todos os três provaram ser competitivos na corrida, como pode ser visto pela forma como a quilometragem foi dividida entre eles. O Hard fez a maior parte do trabalho, entregando um bom nível de desempenho em trechos muito longos, por exemplo, os dois pilotos da Haas percorreram mais de dois terços da corrida com um conjunto de C2. Este composto, na verdade, se comportou melhor do que nas três sessões de treinos livres, de modo que os pilotos puderam forçar bastante imediatamente após as relargadas. Os pilotos que conseguiram guardar dois conjuntos para a corrida puderam se beneficiar disso. Quanto aos pneus Médio e Macio, seu desempenho foi bastante semelhante, o que é importante, especialmente no caso do mais macio dos dois. Agora, passamos para o GP da Pirelli em casa, onde celebraremos com todos os fãs o marco que alcançamos hoje, 500 participações em Grandes Prêmios de Fórmula 1, tornando-nos o fornecedor de pneus com mais participações na categoria. É motivo de orgulho e o resultado da paixão, expertise e comprometimento demonstrados por tantos homens e mulheres que trabalham na Pirelli desde a década de 1950. Começaremos a contagem novamente a partir de Monza!".