McLaren volta ao topo em Silverstone

Texto e fotos: Pirelli

Após uma espera de 17 anos, a McLaren venceu a corrida em casa mais uma vez, e o fez com um piloto inglês, como aconteceu da última vez: em 2008, o primeiro a cruzar a bandeira quadriculada foi Lando Norris. A cereja do bolo para a equipe foi o segundo lugar de Oscar Piastri, elevando a McLaren para 54 dobradinhas, a quinta nesta temporada, foi a oitava vitória de Norris na Fórmula 1.

Em seu 239º GP, Nico Hulkenberg terminou em terceiro, finalmente conquistando seu primeiro pódio, é a espera mais longa que qualquer piloto já teve. Este foi o 11º pódio da Sauber na categoria, excluindo o período em que foi em parceria com a BMW. A última vez foi no GP do Japão de 2012 com o terceiro lugar de Kamui Kobayashi.

Melhores Momentos do pneu na corrida
“Clima Inglês” (há muitos clichês meteorológicos sobre as Ilhas Britânicas, como “se você não gosta do clima, espere dez minutos” ou “quatro estações em um dia”) em Silverstone deu um exemplo perfeito disso, com garoa intermitente, chuva leve, céu nublado, períodos de sol, chuva forte e temperaturas flutuantes. O desenrolar do GP se deveu em grande parte ao "clima inglês", com a alternância de condições de chuva e seco criando cenários para quatro dos cinco tipos de pneus Pirelli entrarem em ação na pista, com a única exceção sendo o Extreme Wet.

Todos os pilotos estavam com pneus intermediários na volta de apresentação, mas antes da largada, cinco (Leclerc, Russell, Bearman, Hadjar e Bortoleto) decidiram ir aos boxes para trocar por pneus slicks: o monegasco, o francês e o brasileiro optaram por médios, os dois pilotos ingleses optaram por duros. Colapinto também deveria largar dos boxes com o composto mais duro, mas teve que abandonar imediatamente devido a um problema na unidade de potência. Com a chuva prevista para chegar em breve, mas com a pista secando, Stroll (macio), Antonelli (duro) e Bortoleto (médio) também trocaram para slicks, mas a chuva chegou mais cedo do que o esperado e aqueles que optaram por manter os intermediários levaram vantagem, com exceção do piloto canadense da Aston Martin, que fez a maior parte da aderência do composto mais macio, embora por apenas quatro voltas.

O Intermediário fez a maior parte do trabalho na parte central da corrida. Os pneus com faixa verde funcionaram bem em trechos muito longos, muitos deles bem acima da metade da distância da corrida. Seu ritmo foi bom, mesmo quando a pista começou a secar. Perto do final, as condições estavam ideais para pneus slicks, com os compostos Médio e Macio apresentando o melhor desempenho.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "É difícil imaginar uma maneira melhor de celebrar o 75º aniversário da Fórmula 1 do que o fim de semana que acabamos de presenciar. Imagino que o meio milhão de pessoas que veio a Silverstone durante os quatro dias se divertiram muito, apesar da chuva não ter facilitado a vida dos espectadores! A classificação foi imprevisível, assim como a corrida, parabéns à McLaren pela dobradinha e a Nico Hulkenberg pelo seu primeiro pódio na F1. Foi inesperado, mas totalmente merecido! Da nossa parte, no aspecto técnico, assim como aconteceu aqui no ano passado, quatro dos cinco tipos de pneus disponíveis entraram em jogo. É uma pena que não tenhamos visto o Extreme Wet em ação, porque teria sido interessante avaliar seu nível de desempenho em comparação com o Intermediate, o composto que realmente brilhou hoje, provando ser competitivo quando havia muita água parada na pista, bem como quando a pista estava secando nos estágios finais da corrida. Obviamente, houve granulação e desgaste significativo, ambos devido às condições da pista, mas os pilotos conseguiram controlar o uso dos pneus com base no desenrolar da corrida. Nosso trabalho em Silverstone ainda não terminou. Na terça e quarta-feira, voltaremos à pista, trabalhando com a Sauber e a Aston Martin em uma sessão de testes de desenvolvimento para os pneus de 2026. Gabriel Bortoleto estará ao volante da equipe suíça nos dois dias, enquanto Lance Stroll e Felipe Drugovich dividirão as responsabilidades de pilotagem pela equipe, localizada a poucos passos do circuito".