Piastri conquista um fim de semana perfeito

Texto e fotos: Pirelli

Oscar Piastri venceu o GP da Espanha, fechando um fim de semana praticamente perfeito para ele e sua equipe. Com exceção de Lando Norris, o mais rápido no FP1, o australiano liderou todos os outros tempos, incluindo as três seções de classificação. Esta é a sétima vitória de Piastri na F1, a quinta nesta temporada, além de seu segundo hat-trick (vitória, pole position e volta mais rápida). A McLaren agora soma 196 vitórias, nove delas neste GP. Com Lando Norris terminou em segundo, a equipe conquistou sua 52ª dobradinha. A última vez que isso aconteceu nesta pista foi em 2000, quando Mika Hakkinen venceu à frente de David Coulthard.

Charles Leclerc terminou em terceiro, conquistando seu 46º pódio, o primeiro nessa prova, o terceiro da Ferrari na temporada, o 39º nesta corrida.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Lance Stroll não participou da corrida e, na largada, a maioria dos 19 pilotos optou pelos macios no primeiro stint, dez com um conjunto usado e oito com novo, enquanto Yuki Tsunoda foi o único a usar pneus médios largando do pit lane.

A entrada do Safety Car nos momentos finais levou quase todos os pilotos a fazerem uma parada adicional, os pilotos da Red Bull pararam quatro vezes no total, após terem optado por uma estratégia de três paradas.

Isso significou que Verstappen teve que usar um conjunto de pneus duros em seu quinto e último stint, proporcionando assim um pequeno toque de branco na tabela de cores de uso de pneus da corrida.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Um domingo muito interessante em termos de uso de pneus. Como aconteceu no ano passado nesta pista, o macio acabou sendo o pneu mais competitivo, talvez até mais do que em 2024. Em termos de degradação, os dados que vimos estão praticamente em linha com o que obtivemos nos treinos livres, ou seja, que foi administrável. O desgaste também foi significativo, mas não houve surpresas, mesmo que em alguns trechos, o limite tenha sido atingido no pneu dianteiro esquerdo, é o que sofre mais estresse nesta pista. Alguns pilotos fizeram mais de 20 voltas com um conjunto de macios, mesmo tendo começado com o tanque cheio, enquanto outros conseguiram fazer 30 ou até mais com um conjunto de médios. Depois, houve a variável da Red Bull, que tentou mexer as coisas optando por uma estratégia de três paradas, que no papel era claramente mais lenta. Eles não tinham nada a perder com Tsunoda, já que ele estava largando do pit lane, mas com Verstappen foi uma aposta que deveria ter garantido um pódio, permitindo-lhe terminar não muito longe das McLaren. No entanto, o Safety Car nos momentos finais mudou as coisas para Max, que vinha fazendo uma corrida muito agressiva até aquele momento, sempre forçando ao máximo, mas depois suas chances foram anuladas. A Pirelli permanecerá neste circuito por dois dias de testes, terça e quarta-feira, que serão muito importantes para 2026. Nesta ocasião, Mercedes, Red Bull e Racing Bulls fornecerão carros e pilotos. Na terça-feira, George Russell estará na pista com Isack Hadjar e Liam Lawson. Na quarta-feira será a vez de Kimi Antonelli e Yuki Tsunoda".

Campeonato