• Emplacamentos de veículos leves BEV voltam a crescer;
  • Participação de mercado dos elétricos plug-in marca 87%;
  • Eletrificados têm crescimento de 22% sobre maio de 2024.

Texto e fotos: ABVE

O mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou forte alta em maio, com 16.641 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 12,7% em relação a abril (14.759). Na comparação com maio de 2024 (13.612), houve crescimento de 22,25%.

De janeiro a maio, as vendas acumuladas de modelos eletrificados, que englobam as categorias BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (híbridos plug-in), HEV e HEV Flex totalizaram 71.324 unidades. O volume representa um aumento de 19,5% frente ao mesmo período de 2024 (59.669). Os micro-híbridos (MHEV) não estão incluídos nesses dados.

A participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também segue em ascensão. Em maio, esses modelos representaram 7,76% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Essa participação considera os 16.641 emplacamentos de eletrificados em relação ao total de 214.383 unidades vendidas no período, conforme informações da Fenabrave.

O grande destaque de maio foram os BEV, que registraram recorde de venda, com um total de 6.969 veículos, aumento de 48,2% em relação a abril (4.702). Na comparação com maio de 2024 (5.175), esse crescimento foi de 34,7%. O segmento dos 100% elétricos não registrava um número tão expressivo desde abril de 2024, quando foram vendidas 6.705 unidades. Os veículos elétricos plug-in têm crescido de forma consistente desde 2023, consolidando uma tendência que aproxima o país de mercados mais avançados, como os da Europa e Ásia, onde essas tecnologias já são predominantes. Atualmente, os plug-ins já representam 87% do total de veículos eletrificados vendidos no Brasil, com o expressivo número de 14.550 unidades vendidas. Em maio de 2023, os modelos plug-in respondiam por 47% das vendas de veículos eletrificados no país (3.039), esse percentual representava menos da metade do total comercializado naquele período. Um ano depois, em maio de 2024, a participação subiu para 60,6% (9.057). E agora este percentual subiu para 87%. O avanço dos elétricos plug-in é um indicativo claro do fortalecimento da eletromobilidade no Brasil. A expansão do portfólio de modelos, a entrada de novos fabricantes e os ganhos de escala têm contribuído diretamente para esse crescimento. Além disso, a ampliação da infraestrutura de recarga no país também tem sido um fator determinante para impulsionar essa transformação no setor automotivo.

As 14.550 unidades veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV) vendidas em maio representam um crescimento de 15,3% em relação a fevereiro (12.615) e confirmam um expressivo avanço de 60,6% na comparação com maio de 2024 (9.057). No detalhamento, os modelos híbridos PHEV responderam por 52,1% das vendas plug-in (7.581), enquanto os veículos 100% elétricos BEV representaram 47,9% (6.969). As vendas de BEVs aumentaram 48,2% em relação a abril (4.702) e 34,7% na comparação com maio de 2024 (5.175). Já os PHEVs apresentaram leve retração de 4,2% ante o mês anterior (7.913), mas quase dobraram em relação ao mesmo mês do ano passado, com alta de 95,3% frente às 3.882 unidades de maio de 2024. Enquanto isso, observa-se uma tendência de queda na participação dos híbridos convencionais (HEV e HEV Flex), possivelmente refletindo uma evolução natural do mercado rumo à eletrificação total. Em maio de 2025, os HEVs representaram 6,8% das vendas de eletrificados (1.129), e os HEV Flex, 5,7% (962), juntos, somaram 12,5% do total. As vendas de HEVs cresceram 36,2% em relação a abril (830), mas caíram 17% quando comparadas a maio de 2024 (1.360). Já os HEV Flex registraram quedas tanto frente a abril (26,8%) quanto em relação a maio de 2024 (53,1%).