Norris vence a corrida mais confusa do ano
Texto e fotos: Pirelli
Pole position, vitória e volta mais rápida da corrida para Lando Norris. Depois de ter garantido à McLaren sua primeira pole position em Mônaco em 18 anos, o inglês conquistou sua primeira vitória aqui após um hiato de 17 anos. A última vez que um carro construído em Woking venceu no Principado foi em 2008 com Lewis Hamilton. Esta é a sexta vitória de Norris na Fórmula 1, a segunda no ano e seu terceiro hat-trick na carreira. A McLaren agora soma 195 vitórias, consolidando sua posição como a equipe de maior sucesso em Mônaco, com 16 vitórias.
Também no pódio estava o herói local, Charles Leclerc, este foi seu segundo pódio da temporada, o segundo nesta corrida e o líder do Campeonato de Pilotos, Oscar Piastri.
A maioria dos pilotos optou por uma combinação de Médio e Duro, enquanto os pilotos das seis equipes, que tinham apenas um conjunto de C5 e C4 cada, usaram os três compostos. Houve uma grande variedade de durações de turnos, alguns, como Tsunoda, fizeram 72 voltas com um conjunto de Duros depois de fazer a primeira volta com um conjunto de C6, antes de terminar com três voltas com os Médios.
Outros, incluindo os três pilotos no pódio, dividiram a corrida em turnos de duração mais equivalente: Norris fez 19 voltas com seu primeiro conjunto de Médios e depois usou dois conjuntos de Duros (31 e 28 voltas), Leclerc fez as primeiras 22 voltas com pneus médios, depois 27 com pneus duros e em seguida, 29 com pneus médios, Piastri fez o mesmo que seu companheiro de equipe (20-28-30). Verstappen, que terminou em quarto, fez seu segundo stint com pneus médios o mais longo possível (49 voltas) antes de ter que parar novamente na penúltima volta, quando liderava.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Não é fácil dar um veredito no calor do momento sobre a corrida, mas acredito que seja justo dizer que valeu a pena tentar algo diferente em um GP tão único como este. É preciso dizer que o novo regulamento introduzido para este evento certamente fez as pessoas comentarem sobre o que poderia acontecer na corrida, tanto os que estão dentro do esporte quanto os fãs. Embora seja verdade que os quatro primeiros a passarem pela bandeirada terminaram em ordem de grid, também é verdade que houve cinco trocas de líderes, com três pilotos diferentes envolvidos, enquanto atrás deles houve muita ação, certamente mais do que o normal, e mais do que vimos no ano passado, por exemplo. Honestamente, acho que, no geral, os espectadores na pista e aqueles que assistiram pela televisão, mesmo que não tenham se divertido muito, certamente não ficaram entediados, o que costuma acontecer em corridas que não foram animadas por circunstâncias incomuns, como chuva ou safety cars. No fim das contas, isso é Mônaco, aceite ou deixe: uma classificação que te deixa com o coração na boca e uma corrida onde ultrapassar é quase impossível. Somente após uma análise cuidadosa da corrida, todos os envolvidos poderão dar um veredito preciso sobre esta experiência. Em relação aos pneus, como esperado, os compostos Médio e Duro foram os mais utilizados, ambos se mostraram capazes de cobrir quase toda a distância da corrida sem a necessidade de parar nos boxes. É possível que o Médio exigisse um pouco mais de gerenciamento, mas, no geral, seu nível de degradação foi mais do que aceitável. Neste fim de semana, o C6 provou ser um bom pneu de qualificação, mas, acima de tudo, desempenhou um papel tático, obviamente pressionando as equipes a usarem mais o Médio e, não nos esqueçamos, este pneu foi o Macio no ano passado. Esse era exatamente o nosso objetivo e aguardamos com grande interesse para ver como ele se comportará em Montreal, um outro tipo de pista".





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