- PotĂªncia elevada para 727 cv, apoiada por 900 Nm de torque;
- Opções de baixo peso oferecem uma reduĂ§Ă£o de atĂ© 47 kg em relaĂ§Ă£o ao DBX707 atual;
- Novo teto de fibra de carbono rebaixa o centro de gravidade para uma dirigibilidade ainda mais dinĂ¢mica;
- Nova grade frontal e traseira transformada conferem ao DBX S uma identidade inconfundĂvel;
- Estilo interior distinto "S" com opções em Alcantara e couro;
- O mais recente de uma longa linha de Aston Martins "S" de alto desempenho, que remonta ao DB3S de 1953.
Texto e fotos: Aston Martin Lagonda
A Aston Martin anuncia a chegada de um novo carro-chefe do DBX, o DBX S. Com o apelo dinĂ¢mico do DBX707 e motor aprimorado por tecnologia transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, o DBX S oferece uma das experiĂªncias de direĂ§Ă£o mais envolventes e responsivas, com ainda mais potĂªncia, peso reduzido e design mais assertivo. Com um conjunto de evoluções externas e internas, o DBX S tem sua prĂ³pria e inegĂ¡vel identidade. O DBX S dĂ¡ continuidade Ă longa tradiĂ§Ă£o da Aston Martin de utilizar o sufixo "S" para denotar uma versĂ£o especial e de alto desempenho de um modelo existente. O primeiro foi o Vanquish S, que fez sua estreia no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Paris em 2004. O DBX S prova que versões mais leves, com mais potĂªncia e desempenho, ainda fazem parte da linha de produĂ§Ă£o principal da Aston Martin e busca dar continuidade a uma linhagem de modelos notĂ¡veis de alto desempenho.
No coraĂ§Ă£o do novo DBX S estĂ¡ uma versĂ£o atualizada do motor V8 biturbo de 4 litros da Aston Martin. Utilizando a tecnologia turbo transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, incluindo seus diĂ¢metros de turbina do compressor maiores e outras melhorias internas, a potĂªncia Ă© aumentada em mais 20 cv, chegando a 727 cv, tornando o desempenho do DBX S ainda mais memorĂ¡vel. O resultado Ă© um tempo de 0 a 100 km/h de apenas 3,3 segundos e uma reduĂ§Ă£o no tempo de aceleraĂ§Ă£o de 0 a 200 km/h em 0,3 segundos. A velocidade mĂ¡xima permanece inalterada: 310 km/h.
Aprimorando ainda mais o desempenho e sua percepĂ§Ă£o, um sistema de escapamento modificado amplifica o carĂ¡ter natural do potente motor V8 e explora ao mĂ¡ximo as oportunidades apresentadas pelas modificações do turbo. Assim como o DBX707, o DBX S distribui sua potĂªncia entre as rodas dianteiras e traseiras em proporĂ§Ă£o variĂ¡vel – incluindo a capacidade de enviar 50% do torque para a dianteira e atĂ© 100% para as rodas traseiras – por meio de uma inovadora transmissĂ£o de nove velocidades com "embreagem Ăºmida", que elimina a necessidade de um conversor de torque convencional e proporciona desempenho extremo na partida a partir da imobilidade. A caixa de cĂ¢mbio do DBX S foi modificada para proporcionar uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o ainda mais memorĂ¡vel. Os pontos de troca de marchas para cima sĂ£o ajustados para refletir a faixa de rotaĂ§Ă£o estendida do carro, enquanto as reduções de marcha nos modos Sport e Sport +, quando o carro estĂ¡ no modo automĂ¡tico, sĂ£o ainda mais agressivas.
AlĂ©m da atualizaĂ§Ă£o de potĂªncia, uma sĂ©rie de medidas foram tomadas para reduzir significativamente o peso em ordem de marcha do DBX S e tambĂ©m para fazĂª-lo de forma inteligente e altamente seletiva, garantindo que a mera perda de peso seja apenas um dos atributos resultantes dessas ações. Um exemplo Ă© o novo teto opcional de fibra de carbono, apresentado em um padrĂ£o de trama Ăºnica que, com quase trĂªs metros quadrados, Ă© de longe o maior elemento de carbono jĂ¡ instalado em um Aston Martin. A especificaĂ§Ă£o do teto de carbono prevĂª a remoĂ§Ă£o das barras de teto e nĂ£o sĂ³ economiza 18 kg de massa como tambĂ©m o faz a partir do ponto mais alto do carro, reduzindo o seu centro de gravidade e, portanto, melhorando ainda mais a estabilidade e a agilidade. Rodas de magnĂ©sio tambĂ©m estĂ£o disponĂveis como opĂ§Ă£o pela primeira vez em qualquer carro do segmento SUV. AlĂ©m de robusto, o magnĂ©sio Ă© tambĂ©m um material cerca de 75% mais leve que o aço, com metade do peso do titĂ¢nio e um terço a menos que o alumĂnio. Ao selecionar esta roda opcional de 23 polegadas, sĂ£o economizados mais 19 kg de massa nĂ£o suspensa, proporcionando melhorias na qualidade de conduĂ§Ă£o, precisĂ£o e sensibilidade da direĂ§Ă£o, bem como na resposta mais imediata do carro. O DBX S tambĂ©m estĂ¡ disponĂvel para encomenda com rodas de alumĂnio forjado de 23" como padrĂ£o. A especificaĂ§Ă£o das rodas de magnĂ©sio tambĂ©m elimina as barras de teto, proporcionando ainda mais economia de peso. AlĂ©m disso, os clientes podem optar por uma grade frontal leve em formato de colmeia de policarbonato, projetada de forma complexa com mais de 25.000 facetas individuais, que ajudam a distribuir o peso para trĂ¡s, auxiliando tanto na dirigibilidade quanto na capacidade de traĂ§Ă£o do carro.
A relaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o do DBX S Ă© 4% mais rĂ¡pida, o suficiente para melhorar significativamente a agilidade, tornando o carro ainda mais esportivo e responsivo, sem causar qualquer sensaĂ§Ă£o de nervosismo em sua dirigibilidade. Ela tambĂ©m reduz o diĂ¢metro de giro em quase meio metro, para apenas 12 metros, aprimorando a experiĂªncia de direĂ§Ă£o urbana. O DBX S se beneficia do conjunto completo de melhorias na suspensĂ£o introduzido no ano passado, que inclui calibraĂ§Ă£o revisada das molas pneumĂ¡ticas e dos amortecedores eletrĂ´nicos, aumentando o controle transitĂ³rio da carroceria para reduzir a transferĂªncia de peso e, portanto, melhora a qualidade primĂ¡ria da conduĂ§Ă£o e a estabilidade geral. Mesmo no limite, seu controle eletrĂ´nico de rolagem permite que o DBX S incline em no mĂ¡ximo 1,5 grau, o suficiente para criar a sensaĂ§Ă£o natural de curva, mas ainda mantendo o carro mais plano do que muitos carros esportivos de dois lugares projetados para esse fim. A taxa de amortecimento tambĂ©m muda dependendo do modo de conduĂ§Ă£o selecionado, movendo ativamente o equilĂbrio da rigidez de rolagem em uma curva para melhorar a aderĂªncia e a resposta da direĂ§Ă£o. O poder de frenagem Ă© proporcionado por discos de freio de carbono-cerĂ¢mica com 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira.
Visualmente, a equipe de design da Aston Martin garantiu que ninguĂ©m que veja o DBX S tenha dĂºvidas de que estĂ¡ diante do SUV ultraluxuoso mais esportivo, dinamicamente capaz e envolvente do mercado. De frente, o novo DBX S Ă© imediatamente reconhecĂvel por sua grade dianteira com aletas em preto puro. A grade leve de policarbonato com design em formato de colmeia, inspirada no DBS 770 Ultimate, estĂ¡ disponĂvel como opcional. Novos divisor e divisor reforçam a presença naturalmente assertiva do carro, juntamente com o design distinto das luzes de circulaĂ§Ă£o diurna envolventes. Nas laterais, as novas soleiras ostentam divisores de ar altamente distintos e voltados para cima. No tĂpico estilo Aston Martin, eles existem tanto para a funĂ§Ă£o quanto para a forma, ajudando a canalizar e direcionar o fluxo de ar ao longo da lateral do carro. A fibra de carbono estĂ¡ disponĂvel como opcional para os espelhos retrovisores, faixas laterais e soleira inferior da porta, enquanto o distintivo emblema "S" nos para-lamas dianteiros marca a verdadeira natureza desta fera. Assim como os icĂ´nicos para-lamas da Aston Martin, esses emblemas sĂ£o fabricados em metal sĂ³lido, com acabamento em esmalte de vidro e o "S" preenchido em vermelho, como em modelos anteriores, como o V12 Vantage S e o Rapide S. O contorno do emblema Ă© cromado em cromo brilhante ou escuro para combinar com a cor dos para-lamas escolhida pelo cliente. As mudanças visuais mais Ă³bvias no novo topo de linha DBX estĂ£o na traseira, dominada pelos escapamentos quĂ¡druplos, agora empilhados verticalmente e disponĂveis em acabamentos brilhante e fosco, dando voz plena ao som glorioso do V8 em ataque mĂ¡ximo. O para-choque traseiro e o difusor foram completamente redesenhados e, juntamente com as saias laterais e o para-lama, podem ser especificados com carbono para reduzir o peso total do veĂculo em mais 7 kg. O DBX S tambĂ©m apresenta um novo design de pintura inferior, disponĂvel para especificaĂ§Ă£o em trĂªs cores: Vermelho Rosso Corsa, Prata Trophy e Verde Podium. A pintura esportiva destaca o divisor dianteiro, o difusor e as saias laterais, que se estendem atĂ© a traseira, emoldurando os novos escapamentos quĂ¡druplos.
O interior do DBX S exibe um tema "S" personalizado. A caracterĂstica mais notĂ¡vel Ă© o distinto design em "espinha de peixe", que vem de sĂ©rie nos bancos, mas que tambĂ©m se estende ao revestimento do teto, caso o teto de carbono opcional seja escolhido. As linhas em "espinha de peixe" tornam-se cada vez mais largas Ă medida que sobem pelo assento, dando uma impressĂ£o inconfundĂvel de velocidade – adequado para o SUV de mais alto desempenho da linha da marca. O DBX S Ă© revestido de sĂ©rie em Alcantara esportivo leve nos bancos, revestimento do teto, console central, painĂ©is de instrumentos inferiores e acabamento superior. Em Ă¡reas de alto desgaste, como os apoios dos bancos, o Alcantara Ă© perfeitamente combinado com couro semianilina. Para aqueles que preferem uma sensaĂ§Ă£o ainda maior de luxo, o DBX S pode ser revestido inteiramente em couro semianilina. Cintos de segurança vermelhos tambĂ©m podem ser especificados para trazer a identificaĂ§Ă£o "S" adicional para dentro do carro. O sufixo "S" Ă© bordado no assento, complementado pelas asas da Aston Martin estampadas nos encostos de cabeça com uma tĂ©cnica pioneira na indĂºstria, utilizando tanto a estampagem quanto a desgravaĂ§Ă£o com extrema pressĂ£o (1,5 toneladas) e calor para esculpir as asas no couro com precisĂ£o submilimĂ©trica. AlĂ©m disso, o "S" aparece nas soleiras e na placa do motor para completar o visual. O DBX S dĂ¡ continuidade Ă adoĂ§Ă£o do sistema de infoentretenimento de Ăºltima geraĂ§Ă£o desenvolvido internamente pela Aston Martin, com uma nova e impressionante arquitetura de cabine. Esta melhoria transformadora demonstra a aplicaĂ§Ă£o exemplar de habilidade e inovaĂ§Ă£o, combinando design impecĂ¡vel e luxo indulgente com um conjunto formidĂ¡vel de tecnologia para carros conectados.
Ele tambĂ©m Ă© equipado de sĂ©rie com o sistema de Ă¡udio Aston Martin Premium Audio 800w com 14 alto-falantes. Desenvolvido utilizando hardware avançado, este sistema apresenta um modo de som surround com processamento de som surround QuantumLogic para uma paisagem sonora totalmente imersiva. No entanto, os verdadeiros entusiastas de Ă¡udio irĂ£o se deliciar com o sistema opcional desenvolvido em conjunto com a parceira de Ă¡udio da Aston Martin, a Bowers & Wilkins. Projetado acusticamente para o volume e o formato do interior do DBX S, este sistema excepcional utiliza tecnologias e inovações encontradas nos aclamados alto-falantes de classe mundial da Bowers & Wilkins. Tweeters Double Dome de alumĂnio e alto-falantes de mĂ©dio alcance Continuum conferem a este sistema de som surround de 1.600 W, com 23 alto-falantes e dupla amplificaĂ§Ă£o, um som equilibrado e preciso. Alto-falantes 3D dedicados, alto-falantes de graves e um subwoofer potente proporcionam uma experiĂªncia sonora potente e dinĂ¢mica, refletindo as caracterĂsticas do prĂ³prio DBX S. A letra "S" Ă© associada hĂ¡ muito tempo Ă Aston Martin, e o DBX S prova que versões mais leves, com mais potĂªncia e desempenho, ainda fazem parte da histĂ³ria da marca e devem perdurar por um futuro prĂ³ximo. O DBX S jĂ¡ estĂ¡ disponĂvel para encomenda, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025.








0 ComentĂ¡rios