• Eletrificados leves seguem em alta no primeiro quadrimestre ;
  • Crescimento dos PHEV mostra eficiência da tecnologia.

Texto e fotos: ABVE

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) atingiram 14.759 unidades em abril de 2025, elevando o total acumulado no primeiro quadrimestre do ano para 54.683 veículos. As estatísticas estão sendo puxadas pelos veículos híbridos plug-in PHEV, que dispararam nos últimos meses.

O resultado representa um crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram comercializadas 14.380 unidades. Na comparação com abril de 2024 (15.206), houve uma pequena queda de 2,9%. Essa retração é atribuída a fatores sazonais (mais emendas de feriados em abril deste ano do que em abril de 2024) e à nova metodologia da ABVE, adotada a partir de janeiro de 2025, que deixou de contabilizar os veículos micro-híbridos MHEV nas estatísticas de eletrificados.

Ainda assim, o acumulado do primeiro quadrimestre de 2025 (54.683) superou em 6,6% o volume registrado no mesmo período de 2024 (51.296). Em relação a 2023 (19.579 unidades), o crescimento é exponencial e alcança os 180%. O mercado brasileiro de veículos eletrificados tem apresentado uma expansão acelerada nos últimos dois anos, impulsionada pelo aumento da oferta de modelos e pela entrada de novos fabricantes no setor.

Desde 2023, os veículos híbridos plug-in (PHEV) lideram as vendas anuais de eletrificados no Brasil, consolidando-se como a principal tecnologia desse mercado. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% (27.442) do total de veículos eletrificados vendidos. O desempenho é expressivo quando comparado ao mesmo período de 2024, quando esses modelos respondiam por 28% das vendas (14.367), resultando num crescimento de 91%. O avanço dos PHEV reflete a preferência dos consumidores brasileiros por uma tecnologia que combina a eficiência do veículo elétrico com a flexibilidade do motor a combustão, garantindo autonomia diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no país. A atratividade desse segmento deve aumentar ainda mais com a chegada dos modelos PHEV Flex, que, além da versão híbrida movida apenas a gasolina, agora incluem a opção de uso do etanol.
Em abril de 2025, os veículos eletrificados alcançaram uma participação de mercado (market share) de 7,5%. O índice corresponde ao total de emplacamentos leves eletrificados (14.759) sobre o volume total de vendas de automóveis e comerciais leves de todas as motorizações no período, que totalizou 197.076 unidades, segundo a Fenabrave. Em abril, a maior participação de mercado continua sendo dos elétricos plug-in (BEV e PHEV), com 85,5% do total de eletrificados (12.615) - um crescimento de 7,4%, na comparação com março (11.745). Os PHEV contribuíram com 53,5% (7.913) e os 100% elétricos (BEV), com 32% (4.702). A maior participação dos elétricos plug-in no total de eletrificados foi puxada pelos PHEV. Em abril foram 7.913 unidades desse modelo, com aumento de 14% em relação a março (6.944). Sobre abril de 2024 (3.735), o crescimento dos PHEV foi bem expressivo: +112%.

As vendas dos modelos 100% elétricos (BEV) totalizaram 4.702 unidades em abril. Na comparação com março, houve uma leve queda de 2% (4.801). Na comparação com abril de 2024 (6.705), a queda foi de 30%. Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% das vendas de eletrificados, com 2.144 veículos emplacados no mês. Os HEV Flex foram responsáveis por 8,9% (1.314) das vendas de eletrificados, com queda de 20,6% sobre março (1.656). Os HEV representaram 5,6% do mercado em abril (830). As vendas indicam uma queda de 15% sobre março (979). A maioria dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, teve aumento de vendas em abril (15, ou 56% do total), enquanto o restante teve queda (12, ou 44%).  As flutuações de vendas nos estados podem ser percebidas nas variações de percentuais de participação das regiões brasileiras. Em abril de 2025, as vendas de micro-híbridos totalizaram 5.064 veículos, sendo 78% de modelos MHEV 12V (3.933) e 22% MHEV 48V (1.131). Na comparação com março (3.529), houve um ganho de mercado de 43,5%. Os MHEV estão inseridos em um movimento de progressiva substituição dos veículos convencionais a combustão por modelos com algum grau de hibridização.