Quatro vezes Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

Após a quarta pole consecutiva em Suzuka, Max Verstappen venceu e também conquistou a quarta vitória seguida no GP do Japão. Foi um fim de semana perfeito para o tetracampeão que dominou totalmente esta pista ao longo de todos os últimos quatro anos com a atual geração de carros.

A vitória foi a 64ª do holandês na carreira, a oitava da Red Bull no Japão, a 123ª no geral para a equipe. A McLaren pode comemorar Lando Norris em segundo e Oscar Piastri em terceiro, total de 29 pódios da equipe inglesa nesta corrida. Andrea Kimi Antonelli estabeleceu dois novos recordes quando recebeu a bandeirada em sexto lugar ao se tornar o piloto mais jovem a liderar um GP e a marcar a volta mais rápida da corrida.

Melhores Momentos do pneu na corrida
15 pilotos nas oito primeiras filas, alinharam com o médio para a primeira parte, a exceção foi Hamilton, que optou pelo duro. Nas duas últimas filas, as posições foram divididas, Ocon e Bortoleto escolheram o C1, Stroll e Doohan o C3.

Quase todos fizeram apenas uma parada, a opção estratégica mais rápida de acordo com a análise dos dados. O composto duro foi a escolha quase universal para o segundo turno, embora Sainz e Lawson tenham feito a prova optando por uma estratégia médio-macio. Stroll foi o único piloto a usar todos os três compostos.

O turno mais longo de todos veio de Doohan, que usou os duros por 38 voltas, Sainz e Lawson foram até a volta 33 no médio.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Quando os seis primeiros receberam a bandeira quadriculada na mesma ordem que largaram, é fácil caracterizar a corrida como chata. Embora eu não vá tão longe a ponto de dizer que testemunhamos o show mais emocionante da história, ainda houveram algumas disputas acirradas. Depois de um primeiro stint bastante cauteloso, especialmente no primeiro setor, na segunda parte todos os pilotos forçaram até o fim. Na verdade, 14 dos 20 pilotos marcaram sua volta mais rápida nas cinco finais. Vale a pena notar que o tempo de Antonelli de 1'30”965 foi 2”741 mais rápido que a melhor volta da corrida do ano passado, o que mostra o quanto o desempenho melhorou. Em uma pista onde a degradação térmica tradicionalmente tem papel importante, não vimos praticamente nenhuma queda de desempenho nos tempos de volta com os compostos Hard e Medium, isso se deveu às baixas temperaturas ambiente e da pista, na verdade as menores registradas em Suzuka desde 2011. Outro fator é a melhoria trazida à gama de pneus de 2025, especificamente voltada para reduzir esse tipo de desgaste, o nosso objetivo técnico era limitar a granulação e quase não vimos sinais desse problema".

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