Austrália na ponta
Texto e fotos: Pirelli
Oscar Piastri venceu o GP da Arábia Saudita, é sua terceira vitória nas cinco corridas deste ano. Ele agora também lidera o campeonato de pilotos, é a primeira vez de um australiano desde o GP do Japão de 2010, quando coube a Mark Webber, hoje empresário de Piastri.
Três equipes já venceram aqui, a Red Bull com três vezes, McLaren e Mercedes uma. Esta foi a quarta vitória da equipe de Woking no ano, a 193ª no total. Max Verstappen conquistou o terceiro pódio da temporada com o segundo lugar hoje, ele sempre esteve entre os três primeiros em Jeddah, com duas vitórias e três segundos lugares, Charles Leclerc foi o terceiro.
As estratégias escolhidas corresponderam às nossas expectativas pré-corrida, tanto em termos de número de paradas quanto do tempo de pit stop. Das equipes de ponta, as únicas que tentaram algo diferente foram Leclerc, que correu o máximo possível em seu primeiro stint com pneus médios (volta 29), e Norris, que largou com pneus duros, parando nos boxes na volta 34.
De fato, o stint mais longo, de 49 voltas, foi completado por Ocon, que, tendo parado logo no início, seguiu até a bandeira quadriculada.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este GP correspondeu às nossas expectativas pré-corrida em termos de desempenho dos pneus e da forma como as estratégias funcionaram. Apesar de termos usado um trio de compostos mais macios em comparação com o ano passado, com temperaturas da pista em média 7 °C mais altas, a degradação dos pneus C3 e C4 foi mínima. Isso significa que, dado o equilíbrio entre as equipes, a forma como a corrida se desenrolou foi o resultado natural. Vimos apenas alguns casos de bolhas no dianteiro esquerdo, mas não o suficiente para impactar o desempenho dos pneus de forma significativa. Quanto ao superaquecimento, alguns carros tiveram um pouco de dificuldade, mas era de se esperar com essas temperaturas e em uma pista onde os pneus nunca têm a chance de "respirar". Agora temos a primeira chance de recuperar o fôlego antes de partir para outro continente, enquanto nos preparamos para correr nos EUA pela primeira vez nesta temporada, em Miami. Em uma pista com características muito diferentes desta, teremos a mesma seleção de compostos de pneus para pista seca que foram usados aqui em Jeddah, será interessante ver como as equipes lidarão com isso, especialmente porque será o segundo fim de semana de Sprint do ano".





0 Comentários