- Emplacamento de veĂculos registrou em março aumento de 12,8% em relaĂ§Ă£o a fevereiro;
- No acumulado do ano, a alta Ă© de 32,8%:;
- No segmento de eletrificados, o share Ă© de 50,4% do mercado interno brasileiro.
Texto e fotos: Eduardo Abbas / Abeifa
O elevador continua subindo. Mesmo com as confusões que o presidente dos Estados Unidos promove no mundo, os veĂculos montados fora do paĂs apontam para um crescimento firme e constante, isso se deve a uma mudança de perfil do consumidor, que procura uma tecnologia mais avançada quando decide adquirir um bem de valor elevado.
Os nĂºmeros do trimestre mostram que, as dez marcas filiadas Ă AssociaĂ§Ă£o Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de VeĂculos Automotores, continuam estĂ¡veis apesar da taxaĂ§Ă£o excessiva imposta pelo governo. Em março, foram licenciadas 10.174 unidades, alta de 12,8% ante fevereiro, quando foram comercializadas 9.023 unidades, ao comparar com março de 2024, o aumento Ă© de 20,3%: 10.174 unidades contra 8.455 veĂculos. No acumulado de 2025, importados mais as aqui produzidas, a Abeifa soma 27.723 unidades, 32,8% mais em relaĂ§Ă£o ao ano passado, quando foram emplacadas 20.880 unidades. Destaque novamente para os dados de emplacamento de veĂculos eletrificados no perĂodo de janeiro a março, os 25.519 veĂculos eletrificados representam 50,4% do mercado total de 50.643 unidades. Em março Ăºltimo, com 10.174 unidades licenciadas (importados + produĂ§Ă£o nacional), a participaĂ§Ă£o das associadas Ă Abeifa foi de 5,5% do mercado total de autos e comerciais leves (184.068 unidades). As 27.723 unidades emplacadas no primeiro trimestre do ano representaram marketshare de 5,4% do total de 517.758 unidades do mercado interno brasileiro de automĂ³veis e comerciais leves.
Segundo Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, os veĂculos elĂ©tricos poderiam atingir nĂºmeros ainda maiores, mas, segundo ele, falta informaĂ§Ă£o para o consumidor e as vĂ¡rias versões contrĂ¡rias ao uso desse tipo de tecnologia prejudicam o aumento da frota. Ele diz que “o mercado brasileiro estĂ¡ em importante etapa de transiĂ§Ă£o em favor do veĂculos eletrificados, como no restante do mundo. JĂ¡ representam 9,8% do total de emplacamentos. Vale ressaltar que as nossas associadas, desde o inĂcio dessa movimentaĂ§Ă£o, respondem por mais de 50% de todos os veĂculos eletrificados comercializados no PaĂs, fato que demonstra a contribuiĂ§Ă£o e o papel relevante dos importados, trata-se de um porcentual muito salutar aos consumidores e ao setor automotivo brasileiro porque a presença de veĂculos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficiam os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo de atualizaĂ§Ă£o de seus produtos”.



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