• A dirigibilidade e as distâncias de frenagem mais curtas são as principais características do novo pneu, obtidas graças às técnicas de desenvolvimento virtual e à inteligência artificial;
  • O icônico pneu está agora em sua quinta geração, há 40 anos, ele simboliza a inovação tecnológica.

Texto e fotos: Pirelli

O modelo principal de uma família de pneus que tem sido sinônimo de performance e segurança desde 1985, o P Zero foi o primeiro a estabelecer o mercado de pneus Ultra-High Performance (UHP), evoluindo continuamente ao longo dos anos para antever as demandas dos segmentos automotivos premium e prestige. A marca P Zero, originalmente nascida da longa experiência da Pirelli no motorsport, expandiu-se para uma família abrangente de pneus que atende às diversas necessidades do mercado de alto padrão.

Os avanços que caracterizam o novo P Zero foram alcançados graças a tecnologias avançadas de desenvolvimento. Combinando sistemas de inteligência artificial com algoritmos projetados pela Pirelli, os engenheiros de pesquisa e desenvolvimento da empresa criaram soluções inovadoras para obter uma compreensão sem precedentes da dinâmica de performance dos pneus. Testes de protótipos virtuais também desempenharam um papel fundamental nesse processo, reduzindo o tempo de desenvolvimento e otimizando os recursos. O P Zero tem dois pontos fortes principais – excelência em performance e segurança – graças a dirigibilidade aprimorada, destacada por testes de pista em superfícies secas e molhadas, e a distâncias de frenagem reduzidas. Desde o seu lançamento, o novo pneu teve classificação “A” no selo europeu de aderência em pista molhada¹. Um dos principais objetivos do mais recente produto da Pirelli foi manter-se à frente das necessidades em rápida evolução do mercado automotivo atual, começando com a transição para a mobilidade elétrica. A estratégia de desenvolvimento focou na estrutura do pneu e no desenho da banda de rodagem, que foi otimizado por meio de atualizações nos sulcos e na área de contato para aumentar a aderência nas curvas. Uma área de contato mais equilibrada melhora a performance na frenagem e a taxa de desgaste para garantir um desempenho consistente durante todo o ciclo de vida do pneu. O novo P Zero também se destaca visualmente, graças aos novos gráficos com marcações contrastantes na parede lateral.