Norris vence a primeira do ano debaixo de muita chuva em Melbourne
Texto e fotos: Pirelli
Lando Norris venceu o GP da Austrália, largando da pole position o inglês não teve vida fácil, tanto que o final da corrida foi emocionante. O clima teve muito a ver com isso, dividindo a corrida em três partes, a primeira foi no molhado, a segunda no seco e a terceira mais uma vez no molhado. Até a metade, a McLaren estava indo para uma dobradinha dominante, mas teve um ponto onde parecia que a vitória escaparia, mesmo assim, eles ainda conseguiram que os dois pilotos ficassem nos pontos. Esta é a quinta vitória de Norris e a de número 190 da equipe comandada por Zak Brown e Andrea Stella, a décima segunda na Austrália. Lando também conquistou o segundo hat-trick da carreira.
Juntando-se ao vencedor no pódio estavam o tetracampeão Max Verstappen, que terminou 0”895 atrás de Norris outro inglês, George Russell cruzou em terceiro com 8”481 atrás.
Entre a primeira relargada e o segundo Safety Car, causado pore Fernando Alonso, todos ainda usavam o mesmo conjunto de intermediários, mas com a entrada do carro de segurança desencadeou uma troca para slicks, com os 16 pilotos restantes indo para Medium ou Hard.
Mas a chuva voltou e isso tornou impossível medir o desempenho dos dois compostos, todos tiveram que parar novamente para colocar os intermediários até bandeira quadriculada.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Que começo da 75ª temporada de F1! No espaço de pouco mais de cem minutos, vivenciamos tantas emoções com o resultado pendurado na balança até a última volta, não apenas pela vitória, mas também pelos outros dez primeiros colocados. Do ponto de vista puramente técnico, pudemos ver como a versão 2025 do intermediário se saiu, provando ser um pneu que permitiu aos pilotos acelerarem a todo vapor e por muitas voltas, mesmo em uma pista onde a linha de corrida seca havia surgido. Havia apenas um pouco de granulação na frente esquerda, o pneu que sofre mais estresse nesta pista, mas, em geral, vimos que a degradação foi mínima. Não há muito a dizer sobre os slicks porque os turnos foram bem curtos e é difícil fazer uma avaliação completa de seu desempenho. Agora, junto com as dez equipes do campeonato, estamos nos preparando para a segunda rodada da temporada, já na próxima semana em Xangai, é uma pista muito diferente de Melbourne, onde encontraremos uma superfície de pista totalmente nova em um fim de semana de corrida Sprint, é um desafio extra já na segunda corrida".
0 Comentários