A Igreja, na Baixa Galileia, acaba de ser completamente restaurada e integrada ao cenário turístico e cultural da região

Texto e fotos: Ministério do Turismo de Israel

O projeto liderado pelo Conselho Regional do Vale de Jezreel e pelo Conselho para a Conservação de Sítios do Patrimônio em Israel, foi viabilizado com apoio do Ministério da Agricultura de Israel e do Ministério do Patrimônio.

A restauração incluiu um extenso trabalho de estabilização do edifício, reforço de suas fundações, renovação da fachada e preservação minuciosa dos detalhes arquitetônicos originais. Construída em 1916, durante o período dos Templários, a igreja em estilo Neo-Gótico agora se torna um novo centro de turismo, cultura e atividades comunitárias. Originalmente erguida por colonos templários na antiga colônia de Waldheim (hoje Alonei Abba), a igreja é um dos raros testemunhos históricos desse período. Sua construção foi feita com pedras extraídas do riacho Tzippori, resultando em um projeto arquitetônico impressionante, que combina influências europeias com adaptações ao clima local. A restauração foi conduzida sob a supervisão de especialistas do Conselho para a Conservação de Sítios do Patrimônio e incluiu:

  • Substituição de pedras danificadas;
  • Restauração das janelas e portas originais;
  • Recuperação do icônico cata-vento em forma de galo no topo da torre da igreja;
  • Reconstrução da esquina sudeste da estrutura, revelando detalhes históricos como a galeria original do período templário.

Com a reabertura da igreja, espera-se que a região fortaleça ainda mais sua posição como um destino cultural e histórico de referência em Israel.