Família de atuadores hidráulicos de embreagem atendem os segmentos de veículos leves, utilitários e pesados

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

A Marelli Cofap Aftermarket anuncia o lançamento da família de atuadores hidráulicos de embreagem que fazem parte da linha de componentes de sistemas de transmissão. Os 66 novos códigos atendem os segmentos de veículos leves, utilitários e pesados das montadoras Audi, Chevrolet, Citroën, Ford, Fiat, Mercedes-Benz, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen e Volvo. A expectativa é chegar a 94 códigos lançados ainda no primeiro trimestre desse ano.

A família de atuadores hidráulicos de embreagem é composta por três produtos principais: cilindro mestre, cilindro auxiliar ou escravo e o atuador. Presente nos sistemas de embreagem semihidráulicos e hidráulicos, o cilindro mestre transfere a pressão de acionamento do pedal para a própria embreagem por meio do fluido hidráulico. A peça fica localizada atrás do pedal da embreagem e a conexão é feita por haste e pino. Dependendo da aplicação, possui reservatório de fluido acoplado, sendo conectada ao circuito de acionamento da embreagem por tubo e/ou mangueira. O cilindro auxiliar, ou escravo, que também pode ser conhecido por cilindro atuador de embreagem, fica instalado na parte externa do câmbio. Quando recebe o comando do cilindro mestre, aciona a parte mecânica do sistema - garfo e rolamento – para a embreagem funcionar. A combinação de cilindro mestre com cilindro auxiliar está presente nos carros equipados com sistemas semihidráulicos. Já o atuador é um cilindro concêntrico instalado dentro da caixa seca do câmbio. Ele trabalha no acionamento direto do sistema de embreagem e ativa o platô. O componente opera em conjunto com o cilindro mestre, que libera a pressão do fluido hidráulico necessária para ativar o sistema de acionamento. Nesse caso, são utilizados componentes mecânicos intermediários, como o garfo e o rolamento da embreagem. A combinação do cilindro mestre com atuador está presente nos sistemas hidráulicos.