Museu dedicado à celebração da música e cultura go-go, original de DC, terá exposições, interatividades e espaço para apresentações

Texto e fotos: Destination DC

O Go-Go Museum and Café está prestes a inaugurar e será a primeira instituição dedicada à celebração e preservação da música go-go — ritmo associado ao funk e guiado por percussão e que é um estilo musical e cultural nativo de Washington, DC. O espaço, que ocupa mais de 750 m² no bairro de Anacostia e atualmente, está aberto apenas para visitas privadas mediante ingressos. A inauguração pública está prevista para fevereiro de 2025.

O Go-Go Museum & Café trará novas tecnologias, raras em museus da região, incluindo hologramas de Ralph Anwan Glover, pioneiro da Backyard Band e estrela de "The Wire", e de Sugarbear da banda EU, com os quais os visitantes poderão interagir. Uma exposição de grafite permitirá aos visitantes "pichar" as paredes do museu usando sprays digitais. A coleção do museu inclui itens pessoais de músicos como DJ Kool, Maiesha and the Hip Huggers e Chuck Brown. O mais importante: o museu será um espaço para apresentações ao vivo, gravações e eventos orgânicos, garantindo que a cultura go-go seja acessível à comunidade e que seu som único permaneça vivo para as futuras gerações.

O Estilo go-go
A música go-go começou como uma extensão de subgênero da música funk que se originou em Washington, DC, no início dos anos 1970. O estilo recebeu esse nome por sua capacidade de manter as pessoas "indo e indo" (em tradução livre) na pista de dança. A criação da música go-go é mais frequentemente atribuída ao "Padrinho do go-go", Chuck Brown. O guitarrista, cantor e líder da banda Soul Searchers, popularizou o funk com infusão latina tocando o estilo durante as apresentações ao vivo. O Go-Go Museum é idealização de Ron Moten, ativista comunitário que ganhou destaque como cofundador do movimento #DontMuteDC em 2019. O objetivo da iniciativa foi aumentar a conscientização sobre as conexões entre gentrificação e apagamento cultural negro. As manifestações do #DontMuteDC foram um catalisador para o museu, mobilizando os moradores de Washington para o reconhecimento e a preservação da música go-go para o futuro.