Cada motocicleta tem uma especificação elétrica própria, por isso é preciso seguir as recomendações do manual do proprietário

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

De olho no crescimento do segmento de duas rodas no mercado nacional, a marca conta com 22 códigos que atendem 90% da frota nacional. Responsável por fornecer energia para a partida do motor, a bateria dá sinais que indicam que chegou a hora de fazer a substituição para não correr o risco de ficar na mão, como partidas fracas. Quando isso acontece, é preciso seguir as recomendações do manual do proprietário, pois cada motocicleta tem uma especificação elétrica própria. A bateria correta garante partidas adequadas, melhor desempenho da vida útil de vários componentes, como o regulador de voltagem, bobinas, alternador e motor de partida. A marca oferece baterias nas versões seco carregável (tipo convencional e selada) e prontas para uso. Todas são homologadas pelo Inmetro e contam com seis meses de garantia. Cada tipo oferece possibilidades distintas e pode ser escolhida pelo cliente em função de sua preferência, tanto na venda e aplicação como no tipo de utilização da motocicleta.

As baterias seco carregáveis atendem desde os modelos de baixa cilindrada e mais básicos até os mais sofisticados, equipados com diversos recursos de eletrônica embarcada. A amperagem pode variar de 2,5Ah a 18Ah. Existem dois tipos de bateria seco recarregável: convencionais e seladas. A primeira é ventilada aberta, isto é, permite acesso ao eletrólito, onde é possível adicionar água destilada em qualquer momento da vida útil do produto. Já a selada, também conhecida como ventilada regulada por válvula (VRLA) não permite a reposição de água, depois de ativada. Com tecnologia AGM (sigla do inglês Absorbent Glass Mat), oferece excelente performance e durabilidade, com baixo consumo de água. Os dois modelos vêm acompanhados de solução eletrolítica, o que possibilita que o produto seja formado eletricamente no momento da venda e instalação, garantindo maior durabilidade em relação à bateria carregada convencional, além de excelente capacidade de partida a frio, suportando mais tentativas de partida. A versão pronta para uso já sai de fábrica com o eletrólito e carregada. Por isso, muitos motociclistas optam por ela, pois querem rapidez e praticidade na hora da troca. Disponíveis nos modelos de 4,5 e 6,0 Amperes/hora, são destinadas aos modelos de motocicletas mais vendidos do mercado e oferecem excelente desempenho, principalmente quando é necessário dar partidas repetidas num curto espaço de tempo.