Emoção máxima em Abu Dhabi

Texto e fotos: Pirelli

Abu Dhabi proporcionou a vitrine perfeita para o final da temporada de 2024 em uma corrida que teve muita emoção do início ao fim e até mesmo depois da bandeirada. Lando Norris venceu de ponta a ponta, no pódio estavam também Carlos Sainz o segundo e Charles Leclerc, terceiro. Com o resultado a McLaren leva o título do Campeonato Mundial de Construtores, o nono e que a coloca em segundo lugar empatada com a Williams na lista das vencedoras de todos os tempos, atrás da Ferrari com 16. Para a equipe de Woking, foi seu primeiro título desde 1998, isso foi antes de Piastri e Norris nascerem!

Foi a quarta vitória de Norris na carreira, a 189ª da McLaren em 970 GPs disputados. Piastri evitou ser ultrapassado por seu companheiro de equipe ele é o único piloto nesta temporada a ter completado 100% do total de voltas (1444) e quilômetros (7314) dos 24 GPs da temporada. A Ferrari terminou em segundo no campeonato de construtores com o maior número de pódios (22), à frente da McLaren e da Red Bull, 21 cada. Kevin Magnussen fez sua última corrida de Fórmula 1 hoje, ele marcou a volta mais rápida pela terceira vez na carreira, ao outras foram em Cingapura 2018 e 2019, todas pela Haas. A Red Bull terminou a temporada em terceiro na classificação de construtores, é a primeira vez desde 1983 que a equipe que levou o título de Pilotos terminou fora dos dois primeiros no de Construtores: naquela ocasião, Nelson Piquet foi campeão e a equipe Brabham terminou em terceiro.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Na largada, 19 dos 20 pilotos estavam com Medium, com apenas Hamilton optou pelo Hard. A estratégia de uma parada provou ser a mais rápida, dos dez primeiros colocados, apenas Fernando Alonso fez duas paradas. Piastri também parou duas vezes, mas isso foi resultado de uma colisão com Verstappen na primeira curva na primeira volta.

O stint mais longo no geral foi de dois especialistas, Alex Albon e Nico Hulkenberg, que fizeram 45 voltas em um conjunto de Hard. Quanto ao Medium, Max Verstappen dividiu sua corrida exatamente em duas, fazendo 29 voltas no C4, seguido pelo mesmo número no C3.

O C5 na corrida foi cortesia de Magnussen, que só instalou para marcar a volta mais rápida da corrida, o que ele fez em seu primeiro conjunto, usado por um total de 25 voltas e depois no segundo, instalado apenas nas duas últimas voltas.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Parabéns à McLaren por ganhar o título de construtores e parabéns também à Ferrari por tê-los pressionado até o fim, o que resultou em um final muito emocionante, cheio de suspense para realmente entreter os fãs. Foi a melhor maneira possível de terminar uma temporada muito movimentada, a mais longa da história da Fórmula 1. Tivemos menos granulação que durante os treinos livres, mesmo assim, teve pouco impacto no desempenho. A degradação também foi muito limitada, tanto que a parada única foi claramente a estratégia mais eficaz, mesmo com muitas divisões diferentes de duração de turnos. Verstappen, por exemplo, parou exatamente na metade da distância, enquanto outros como Gasly e Hulkenberg pararam muito cedo e conseguiram terminar nos pontos. Na próxima terça-feira, estaremos de volta à pista aqui em Yas Marina para um teste coletivo muito importante, todas as equipes poderão avaliar cinco dos seis compostos homologados para 2025, com exceção do C1, que não é adequado para esta pista".

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