Dobradinha da McLaren na Sprint

Texto e fotos: Pirelli

Nas 24 voltas da corrida, Lando Norris chegou à frente de Oscar Piastri que abriu passagem para o companheiro de equipe, Charles Leclerc herdou o terceiro lugar de Max Verstappen, que recebeu uma penalidade de 5 segundos relacionada ao Virtual Safety Car, caindo para o quarto lugar.

A corrida Sprint foi realizada no seco, com todos os pilotos optando pelo composto Medium, apenas Gasly e Lawson usaram um novo conjunto do C4. As 24 voltas foram realizadas em um ritmo bastante rápido, o que testou os pneus em uma superfície de pista onde as temperaturas, embora não atingissem os números muito altos, ultrapassaram a marca de 40 °C. A degradação térmica no Medium provou ser administrável, mas ao mesmo tempo atingiu níveis de desgaste próximos, se não acima, do seu limite. Isso significava que os pilotos podiam forçar bastante sem ver uma queda significativa no desempenho. As condições da pista continuaram a melhorar a cada volta e, quanto à granulação, o eixo dianteiro viu uma redução em comparação ao treino livre, enquanto na traseira permaneceu estável.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A Sprint Race foi muito interessante, porque mesmo que não tenham havido muitas ultrapassagens, houveram muitas boas batalhas, especialmente entre os quatro primeiros. Todos os pilotos correram no composto Medium, como foi amplamente previsto antes do evento. Agora, todas as equipes têm um ponto de referência muito útil para ajudar a definir a melhor estratégia possível para a corrida, embora haja outros fatores que eles devem considerar. O primeiro e mais óbvio é o clima, com a previsão atualmente prevendo uma chance maior de chuva. O segundo é o possível efeito da chuva na nova superfície da pista de Interlagos. Existe a possibilidade de que, no caso de uma corrida seca, as condições de aderência possam ser redefinidas para onde estavam inicialmente. Em termos de estratégia, claramente só podemos fazer previsões no caso de uma corrida seca. Pelo que vimos, duas paradas são a opção mais realista, tanto em termos de tempo total de corrida quanto da quantidade de gerenciamento de pneus necessária para completá-la. Em teoria, a parada única, usando Medium e Hard, poderia ser tentada, mas não achamos aconselhável, dados os níveis de desgaste que vimos na Sprint. Claramente, as equipes foram capazes de fazer ajustes para limitar o desgaste, mas os dados que temos até agora são igualmente claros e qualquer um que seguisse esse caminho estaria dando um passo desnecessário para o desconhecido. O C5 também pode entrar em jogo, para um possível trecho final, especialmente se as temperaturas estiverem mais baixas".