Dobradinha da Mercedes no dia do tetra de Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

A quarta corrida de F1 em Las Vegas terminou com uma dobradinha para a Mercedes, George Russell foi o primeiro e Lewis Hamilton chegou em segundo. A etapa americana viu Max Verstappen ser coroado campeão mundial de pilotos pela quarta vez consecutiva, ele chegou em quinto à frente de Lando Norris, que não pode mais alcançar o holandês nas duas rodadas restantes.

Esta foi a terceira vitória de Russell em 126 largadas, a segunda na temporada, a Mercedes liderou todas as sessões do fim e essa é sua 60ª dobradinha. Com quatro títulos, Verstappen se junta a Sebastian Vettel e Alain Prost em quarto lugar na lista de vencedores de campeonatos de todos os tempos, que é liderada por Michael Schumacher e Lewis Hamilton com sete títulos cada, seguidos por Juan-Manuel Fangio com cinco. Esta é a segunda vez que Max ganha o título no sábado, no ano passado ele garantiu a conquista após a corrida Sprint em Lusail. É o oitavo título de pilotos da Red Bull, todos sob a liderança de Christian Horner, a equipe está em quarto lugar na categoria atrás da Ferrari (15), McLaren (12) e Mercedes (9).

Melhores Momentos do pneu na corrida
As temperaturas estavam ligeiramente mais altas para a corrida, tanto ambiente quanto na pista, em comparação aos dias anteriores. A maioria optou por começar com os médios, quatro fizeram outras escolhas, Alonso com macios, Perez, Bottas e Colapinto, este último largando dos boxes, com duros.

Quase todos fizeram duas paradas, preferindo tirar o máximo proveito dos pneus, especialmente os dois jogos de duros que tinham guardado para a corrida, em vez de tentar administrá-los, especialmente no primeiro stint.

Os stints mais longos foram de três especialistas, Kevin Magnussen e Esteban Ocon, ambos com 33 voltas nos duros e Valtteri Bottas com 18 nos médios.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Parabéns a Max Verstappen por seu quarto título mundial, uma conquista incrível para um jovem que recentemente completou 27 anos. Parabéns também à Red Bull, esta é a oitava vez que um de seus pilotos é coroado campeão. Depois que o início desta temporada pareceu seguir o mesmo padrão do ano passado, Max teve dificuldades, lutou muito corrida após corrida mesmo não tendo o pacote mais competitivo, provando ser um campeão extraordinário. Quanto ao desempenho dos pneus, não foi um GP particularmente claro, começando com as escolhas de estratégia. Antes da corrida, a parada única era claramente a opção mais rápida, mas no final, quase todos pararam duas vezes, se deixarmos de fora Norris, que fez uma parada adicional para tentar o ponto pela volta mais rápida da corrida e Ocon, que preferiu não correr riscos no final. De uma análise inicial dos dados, isso se deveu principalmente ao fato de que vários pilotos escolheram forçar bastante desde o início, sem pensar muito no gerenciamento dos pneus. Como consequência, alguns deles sofreram mais do que o esperado com granulação e foram forçados a fazer seu primeiro pit stop antes do planejado, o que desencadeou uma reação em cadeia que, aos poucos, empurrou todos para uma parada dupla, especialmente porque sabiam que podiam contar com dois conjuntos de pneus duros, que eram, sem dúvida, o composto mais competitivo para a corrida. Em média, o nível de degradação e desempenho foi relativamente baixo tanto no médio quanto no duro, assim como o desgaste. Claramente, alguns pilotos sofreram mais do que outros, especialmente no C4, mas uma parada única ainda era possível se os pneus fossem gerenciados com cuidado. O resultado foi um GP cheio de ação, com muitas ultrapassagens e batalhas roda a roda, o que foi ótimo para todos os fãs".

Campeonato