• Seis novas funções de conveniência e segurança para motos baseadas em radar da Bosch agora estão disponíveis em todo o mundo;
  • Nova geração de funções de assistência ao condutor com radar frontal será utilizada pela primeira vez pela KTM;
  • A pesquisa ‘Bosch Accident Research’ estima que as funções de assistência poderiam prevenir até um em cada seis acidentes de motocicleta apenas nas estradas alemãs.

Texto e fotos: Bosch

Os motociclistas já podem se sentir ainda mais seguros na condução de duas rodas: a Bosch apresentou seis novos sistemas de assistência para motos baseados em radar, cinco deles pioneiros no mundo. De acordo com a pesquisa ‘Bosch Accident Research’, esses sistemas poderiam ajudar a prevenir um em seis acidentes apenas nas estradas alemãs. Das seis novas funções de assistência, quatro serão reveladas em um novo modelo do principal fabricante europeu de motocicletas, KTM, em novembro de 2024 e estão programadas para entrar em produção em 2025.

Sistemas de assistência da Bosch oferecem mais suporte sobre duas rodas

  • Controle de cruzeiro adaptativo - Stop & Go (ACC S&G) - Para os motociclistas, os engarrafamentos podem ser cansativos e perigosos já que precisam usar constantemente a embreagem, os freios e, em seguida, começar a se mover novamente. Para facilitar essa tarefa, a Bosch lançou o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em 2020. Uma vez que a velocidade desejada é definida, esse sistema ajusta constantemente a velocidade do veículo ao fluxo do tráfego, mantendo a distância segura necessária em relação ao veículo da frente. Agora, a Bosch elevou essa tecnologia a um novo nível oferecendo maior conforto na pilotagem através de sua nova função ACC S&G, que proporciona uma parada controlada como suporte ao motociclista. O sistema funciona melhor com uma transmissão automática, como a utilizada na nova moto da KTM, que será a primeira a incorporar essa nova função. Se a motocicleta parar, não há necessidade de os pilotos usarem a embreagem; eles podem colocar a moto em movimento simplesmente pressionando um botão ou ativando brevemente o acelerador assim que o veículo à frente começar a se mover.
  • Assistência para passeios em grupo (GRA) - Pilotar em grupo em uma formação escalonada é popular entre os motociclistas, embora possa ser desafiador com o ACC, pois a função espera que as motocicletas à frente estejam no meio da faixa. O GRA é uma adição útil ao ACC, pois utilizando um algoritmo, ele detecta quando um grupo está pilotando em formação escalonada e regula a velocidade para manter automaticamente a mesma distância das motocicletas à frente. Dessa forma, a função ajuda os pilotos a alcançarem uma formação de grupo natural. Quando não estão pilotando em grupo, o sistema GRA funciona da mesma forma que o ACC.
  • Assistência para distância de pilotagem (RDA) - Quando o tráfego flui suavemente e o RDA está ativado, ele ajuda a manter uma distância apropriada dos veículos à frente, prevenindo assim colisões traseiras. Com o ACC, uma velocidade desejada deve ser definida; mas quando o RDA está ativado, a motocicleta pode ser controlada normalmente através do punho do acelerador. Durante a pilotagem, o sistema reduz automaticamente a aceleração do veículo ou aplica os freios conforme necessário. Os pilotos podem definir a distância desejada em relação ao veículo à frente com antecedência e, se desejarem, também podem usar um interruptor para desativar a função ou aplicar o acelerador para anular a desaceleração gerada pelo sistema RDA. Isso permite que a função se integre de forma natural e confortável à dinâmica da pilotagem.
  • Assistência de frenagem de emergência (EBA) - Situações perigosas na estrada exigem não apenas uma resposta rápida, mas, em muitos casos, uma frenagem de emergência. Cada segundo conta quando se trata de prevenir colisões e evitar consequências potencialmente graves. O EBA é acionado quando o sistema detecta um risco de colisão e o piloto não freia com força suficiente. Nesse caso, a função aumenta ativamente a pressão de frenagem nas rodas para reduzir a velocidade da motocicleta o mais rápido possível.
  • Aviso de distância traseira (RDW) - Mesmo em um carro, pode ser difícil manter um olho constante no tráfego que se aproxima por trás; em uma motocicleta isso exige um nível extra de concentração. O RDW monitora a situação atrás do piloto e pisca um aviso no display se outro veículo se aproximar demais. Com base nesse aviso, o piloto pode tomar medidas para evitar uma colisão traseira.
  • Aviso de colisão traseira (RCW) - O RCW avisa os veículos atrás da motocicleta quando uma colisão traseira é iminente, por exemplo, ativando as luzes de emergência. Dessa forma, a função protege os motociclistas de acidentes causados pela necessidade de frear inesperadamente ou por um veículo que não os vê – seja aguardando em semáforos, parado em um engarrafamento ou pilotando em tráfego fluido.