Leclerc comanda a dobradinha da Ferrari
Texto e fotos: Pirelli
O GP dos Estados Unidos terminou com Charles Leclerc conquistando sua oitava vitória na F1, a terceira nesta temporada. O monegasco cruzou a linha à frente do companheiro de equipe Carlos Sainz, para dar à Scuderia sua 87ª dobradinha. A equipe também se torna a mais bem sucedida em termos de vitórias em corridas de F1 realizadas nos EUA, com 14.
Juntando-se a eles no pódio estava Max Verstappen, que assim amplia a liderança no campeonato para 57 pontos à frente de Lando Norris, que terminou em quarto. A luta no campeonato de construtores está muito mais acirrada, com três equipes separadas por 48 pontos: a McLaren lidera com 544, seguida pela Red Bull com 504 e a Ferrari com 496.
A parada única foi a estratégia preferida pela maioria dos pilotos. Além de Ocon apenas Zhou e Magnussen fizeram duas paradas, enquanto Albon teve que parar nos estágios iniciais para trocar por um segundo conjunto de Medium.
Russell e Bottas fizeram os turnos mais longos dando 40 voltas no Hard, o inglês em seu primeiro stint, o finlandês no segundo. A corrida mais longa com o pneu Medium foi completada por Piastri, que deu 32 voltas.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Primeiro e mais importante, parabéns à Ferrari por uma maravilhosa dobradinha em um país que sempre foi muito importante para o Cavalo Rampante. Foi um domingo muito interessante, por causa dos insights técnicos que ele forneceu. Com base em dados anteriores e no que aprendemos na Sprint, quando o Medium demonstrou uma taxa de desgaste muito alta, combinado com o que sabíamos desta corrida no ano passado, a parada única não parecia viável. E ainda assim provou ser não apenas a estratégia vencedora, mas também quase a única adotada por quase todos. Quanto ao comportamento do Medium, o Safety Car após Hamilton sair da pista nos estágios iniciais, significou que aqueles que começaram com este composto puderam estender seu período, enquanto também significou que os pneus foram colocados sob menos estresse durante os estágios iniciais cruciais, quando os carros estão correndo com uma carga pesada de combustível. Haviam dois outros elementos a considerar: a evolução significativa das condições da pista, com grande parte dela recapeada, o que levou a uma grande redução na granulação em comparação com o que vimos na Sprint e as mudanças que as equipes conseguiram fazer em sua configuração".
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