Piastri vence em Baku e a McLaren lidera o campeonato de equipes

Texto e fotos: Pirelli

Oscar Piastri venceu o GP do Azerbaijão, é sua segunda vitória nesse início de carreira na F1. O piloto australiano chegou à frente de Charles Leclerc depois da dupla duelar por quase toda a corrida, George Russell em terceiro, ele herdou a posição depois que Carlos Sainz e Sergio Perez bateram na penúltima volta, a corrida terminou com Virtual Safety Car.

Piastri conquistou 25 pontos e Lando Norris 13, com isso, a McLaren agora lidera o campeonato de construtores, é a primeira vez que a equipe de Woking assume a ponta desde a abertura da temporada de 2014 na Austrália.

Melhores Momentos do pneu na corrida
A maioria dos pilotos (14) optou por começar com o pneu Medium, o duro foi escolhido por NorrisAlbon, Ricciardo, Zhou, Ocon e Gasly.

Como esperado, a estratégia de uma parada provou ser a mais eficaz em termos de gerenciamento de pneus, Stroll e Verstappen, pararam duas vezes, não por razões estratégicas, o canadense teve um furo como resultado de uma colisão com Tsunoda na primeira volta e o holandês porque tentou marcar a volta mais rápida da corrida no estágio final, não conseguiu e nem perdeu a posição de pista.

O stint mais longo de todos foi de Pierre Gasly que completou 50 voltas com o Hard, parando apenas na penúltima volta para trocar para o Soft. No Medium, Alex Albon fez um stint de 20 voltas.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Quinze dias depois do GP da Itália, fomos presenteados com outra corrida emocionante, com resultado incerto da primeira à última volta. Em Monza, vimos duas estratégias diferentes em jogo, mas hoje, quase todos foram com a mesma escolha, isso não prejudicou a ação na pista, com uma longa luta a três pela liderança, bem como várias outras batalhas ao longo da corrida. No evento, o Soft foi um pneu de qualificação e o Hard o mais rápido para a corrida, com o Medium como um ótimo compromisso para a primeira parte, a pista continuou a emborrachar e isso significou que os tempos de volta continuaram a melhorar e a degradação foi bem limitada. Alguns pilotos tiveram granulação, especialmente na primeira parte, mas isso não afetou significativamente seu desempenho, é claro que correr no trânsito complicou a vida em termos de gerenciamento de pneus, mas isso é praticamente inevitável com a configuração aerodinâmica atual desses carros".

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