• Interiorização da eletrificação avança no Nordeste, Norte e Centro-Oeste;
  • Vendas entram com força no 2º semestre, com destaque para os PHEV;
  • Cidades do interior (fora capitais) já registram 30% dos emplacamentos.

Texto e fotos: ABVE

O mercado brasileiro de eletromobilidade continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in (com recarga externa), que lideram as vendas do segmento há 12 meses seguidos.

Em agosto, as vendas foram de 14.667 veículos eletrificados leves, o que representa um aumento de 57% em comparação com agosto de 2023 (9.351) e uma pequena queda de 4% sobre julho (15.312).

No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado emplacou (ou seja, vendeu) 109.283 eletrificados leves, com aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052).

Desde o início da série histórica da ABVE (2012) até agosto de 2024, o Brasil já contabiliza 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV). Desses, pelo menos 181.477 são elétricos plug-in (BEV e PHEV). A participação dos eletrificados sobre o total de veículos leves vendidos no mercado doméstico brasileiro (automóveis e comerciais leves) foi de 6,6% em agosto. Esse percentual manteve a média de market share dos eletrificados, em torno de 7% ao longo ao ano.

Apesar de a liderança em vendas de eletrificados continuar no Sudeste (46%), houve uma retração de 3 pontos percentuais nessa região em relação a julho. Já o Nordeste cresceu 2 pontos (16%), enquanto as regiões Norte (4%) e Centro-Oeste (15%) aumentaram um ponto percentual cada uma. Os 70 municípios que mais comercializaram eletrificados em agosto representaram 76% (11.125) das vendas totais (14.667), sendo 70% nas capitais (7.725) e 30% nas cidades do interior (3.400). De janeiro a agosto de 2024, o mercado brasileiro de eletrificados disponibilizou 320 modelos de diferentes tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV), produzidos por 46 montadoras. Os elétricos leves plug-in, com recarga externa (BEV+PHEV), contribuíram com 66% da oferta de modelos no período (211). Já os híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV) com 34% (109). O tipo preferencial de eletrificado escolhido pelo consumidor brasileiro são os SUV, que detêm 61% do mercado, seguido pelos Hatch pequenos, com 28%.

Há 12 meses, desde agosto de 2023, os veículos plug-in (BEV movidos 100% a bateria e PHEV híbridos) estão na liderança da participação de mercado dos veículos eletrificados, consolidando assim uma tendência que mudou esse mercado no Brasil. Em agosto de 2024, o mercado comercializou 5.115 BEV, ou 35% do total do segmento. Na comparação com julho, o crescimento foi de 8,8%. Em relação a agosto de 2023 (1.167), o aumento foi excelente: + 338%. Já os PHEV (híbridos plug-in) fecharam o mês de agosto com 5.781 unidades vendidas e uma participação de 39% sobre as vendas totais. Em relação a julho (6.659), houve uma queda de 13%. Na comparação com agosto de 2023 (3.700), um aumento de 56%. Os HEV convencionais (elétricos híbridos não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 9% dos emplacamentos em agosto (1.323). Os HEV Flex, com 11% (1.604), e os micro híbridos MHEV, com 6% (844).