Norris faz uma corrida dominante na casa de Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

Lando Norris conquistou o máximo de pontos no GP da Holanda, largou na pole e venceu a corrida quase de ponta a ponta e marcando a volta mais rápida. Ele é o 48º piloto a fazer a conquista tripla em um GP.

Com uma ótima largada, Max Verstappen até manteve viva a esperança da torcida de outra vitória em casa, mas o segundo lugar foi importante em termos de campeonato, ele ainda tem uma vantagem de 70 pontos sobre Norris com nove corridas restantes, Charles Leclerc foi o terceiro. Esta foi a 186ª vitória da McLaren, a terceira no ano, em quarto lugar, Oscar Piastri é o único piloto a ter completado todas as 917 voltas da temporada.

Melhores Momentos do pneu na corrida
16 pilotos escolheram alinhar no grid com Medium, três (Hamilton, Tsunoda e Bottas) optaram pelo Soft e Magnussen começou com o Hard.

3/4 dos pilotos fizeram uma parada colocando o Hard como segundo conjunto, Magnussen mudou para o Medium. Os pilotos da Mercedes fizeram duas paradas, Hamilton usou dois conjuntos de C3 e Russell, Tsunoda, Bottas e Zhou usaram os três compostos disponíveis, Albon usou dois conjuntos de C2 divididos por um stint com Hard.

Hulkenberg fez o stint mais longo da corrida, com 57 voltas no Hard, no Medium ficou Piastri com 33 e Hamilton 24 no Soft.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Uma corrida muito intensa, onde testemunhamos um piloto e uma equipe (Lando Norris e McLaren) mostrarem superioridade sobre seus rivais e companheiro de equipe. Atrás dele, houve uma grande batalha dentro de dois grupos de equipes que surgiram nesta temporada: McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes, o resto do grid lutaram pelos pontos restantes. Em termos de estratégia, tivemos nossas previsões para a corrida confirmadas, ou seja, que a parada única era a opção mais rápida. A partir da pequena quantidade de dados adquiridos durante os treinos livres e com base em simulações anteriores, esperavamos ver mais carros correndo com o Soft para se beneficiar de sua vantagem de desempenho sobre o Medium, mas provavelmente, a maioria das equipes decidiu enfrentar o primeiro stint com mais cautela, já que não havia muita informação disponível. Na verdade, o Soft provou estar à altura da tarefa, como ficou evidente com Hamilton, já que ele foi o piloto que mais ganhou posições, começando no C3 e depois optando por usá-lo novamente no terceiro stint".

Campeonato