Dobradinha da McLaren na primeira vitória de Piastri
Texto e fotos: Pirelli
A dobradinha da McLaren na corrida repetiu a qualificação, o GP da Hungria marca também a história de Oscar Piastri, ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, Lando Norris terminou atrás do australiano, Lewis Hamilton chegou em terceiro e registrou seu 200º lugar entre os três primeiros em 345 largadas, uma taxa de 57,97%.
Esta foi a segunda vitória da equipe inglesa na temporada, a 185ª no total e a décima segunda em Hungaroring, o número de dobradinhas é agora de 49, a última havia sido no GP da Itália de 2021, quando Norris ficou também em segundo atrás de outro australiano, Daniel Ricciardo.
Quase todo o grid optou pela estratégia de duas paradas, apenas três pilotos fizeram algo diferente. Embora as três paradas não tenham trazido nenhum benefício para Ocon e Sargeant, já que o pit stop final para os macios ocorreu quando já não havia mais nada a perder, foi diferente para Tsunoda, que fez só uma parada e terminou em nono, isso se deve ao bom manejo dos pneus em ambos os trechos (primeiro em 29 voltas no médio e depois 41 no duro). Os dois pilotos da Aston Martin planejaram a estratégia usando todos os três compostos na ordem Soft/Medium/Hard, rendeu apenas um ponto com o décimo lugar para Stroll, que chegou uma posição à frente de Alonso. Os trechos mais longos (41 no Hard) foram completados pelos dois pilotos da Racing Bulls, Ricciardo e Tsunoda, com o Medium, Stroll fez 31 voltas, ele também foi quem mais andou com o Soft, 14.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Acho que os 310 mil espectadores que compareceram a Hungaroring neste fim de semana e os milhões que assistiram pela TV e por outros canais ao redor do mundo devem ter se divertido. O fim de semana começou como um jogo de xadrez e depois atingiu o seu auge com uma corrida muito disputada e aberta, a liderança mudou de mãos sete vezes. Com temperaturas bastante semelhantes às que vimos na segunda sessão de treinos livres de sexta-feira, o composto Médio acabou sendo o mais eficiente no geral, se não fosse pela colisão com Hamilton, Verstappen certamente teria terminado em terceiro. O Hard, que foi o composto mais utilizado, também foi competitivo, no final, esta corrida demonstrou mais uma vez o quão importante é para as equipes definirem cuidadosamente quais compostos são mais adequados aos seus carros, bem como mostrar como a atual gama de pneus nos permite ver como funcionam as diferentes escolhas estratégicas. Esse é o principal objetivo estabelecido todos os anos pela FIA, pela Fórmula 1 e pelos restantes intervenientes no esporte, fornecer pneus que sejam garantia da máxima segurança possível, permitindo ao mesmo tempo às equipes e aos pilotos explorarem ao máximo o seu potencial".
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