Dobradinha da McLaren na primeira vitória de Piastri

Texto e fotos: Pirelli

A dobradinha da McLaren na corrida repetiu a qualificação, o GP da Hungria marca também a história de Oscar Piastri, ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, Lando Norris terminou atrás do australiano, Lewis Hamilton chegou em terceiro e registrou seu 200º lugar entre os três primeiros em 345 largadas, uma taxa de 57,97%.

Esta foi a segunda vitória da equipe inglesa na temporada, a 185ª no total e a décima segunda em Hungaroring, o número de dobradinhas é agora de 49, a última havia sido no GP da Itália de 2021, quando Norris ficou também em segundo atrás de outro australiano, Daniel Ricciardo.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Como era de se esperar, o composto Medium foi o preferido para a largada, 13 pilotos optaram pelo C4 no primeiro trecho, enquanto quatro pelo Soft e três, incluindo Gasly que largou do pit lane, escolheram o Hard.

Quase todo o grid optou pela estratégia de duas paradas, apenas três pilotos fizeram algo diferente. Embora as três paradas não tenham trazido nenhum benefício para Ocon e Sargeant, já que o pit stop final para os macios ocorreu quando já não havia mais nada a perder, foi diferente para Tsunoda, que fez só uma parada e terminou em nono, isso se deve ao bom manejo dos pneus em ambos os trechos (primeiro em 29 voltas no médio e depois 41 no duro). Os dois pilotos da Aston Martin planejaram a estratégia usando todos os três compostos na ordem Soft/Medium/Hard, rendeu apenas um ponto com o décimo lugar para Stroll, que chegou uma posição à frente de Alonso. Os trechos mais longos (41 no Hard) foram completados pelos dois pilotos da Racing Bulls, Ricciardo e Tsunoda, com o MediumStroll fez 31 voltas, ele também foi quem mais andou com o Soft, 14.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Acho que os 310 mil espectadores que compareceram a Hungaroring neste fim de semana e os milhões que assistiram pela TV e por outros canais ao redor do mundo devem ter se divertido. O fim de semana começou como um jogo de xadrez e depois atingiu o seu auge com uma corrida muito disputada e aberta, a liderança mudou de mãos sete vezes. Com temperaturas bastante semelhantes às que vimos na segunda sessão de treinos livres de sexta-feira, o composto Médio acabou sendo o mais eficiente no geral, se não fosse pela colisão com Hamilton, Verstappen certamente teria terminado em terceiro. O Hard, que foi o composto mais utilizado, também foi competitivo, no final, esta corrida demonstrou mais uma vez o quão importante é para as equipes definirem cuidadosamente quais compostos são mais adequados aos seus carros, bem como mostrar como a atual gama de pneus nos permite ver como funcionam as diferentes escolhas estratégicas. Esse é o principal objetivo estabelecido todos os anos pela FIA, pela Fórmula 1 e pelos restantes intervenientes no esporte, fornecer pneus que sejam garantia da máxima segurança possível, permitindo ao mesmo tempo às equipes e aos pilotos explorarem ao máximo o seu potencial".

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