Caixa de direção é formada por um par de rolamentos e está disponível em duas versões: esférica e cônica

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

Com 21 códigos para aplicação em modelos das principais marcas, a empresa mantém o compromisso com o consumidor, oferecer o maior e mais completo catálogo do mercado de reposição, também, para o segmento de motocicletas.

A caixa de direção é formada por um par de rolamentos que fica instalado entre a coluna de direção e o chassi da moto, por meio das mesas superior e inferior. Com isso, o motociclista pode fazer curvas, suavemente, ao mover o guidão para os dois lados. A Cofap explica que esses rolamentos sofrem todos os impactos e esforços aos quais a suspensão dianteira é submetida, já que são o elo entre a parte dianteira da moto (composta por garfos, rodas, pneus e outros componentes) e o chassi. Comercializada com a marca Cofap, a peça está disponível em duas versões: esférica e cônica. A motocicleta sai de fábrica com um tipo de caixa de direção, de acordo com o que foi determinado pelo projeto montadora, mas no mercado de reposição é possível encontrar o componente nas duas versões para o mesmo modelo – a escolha fica a cargo do motociclista. De modo geral, as motocicletas de baixa cilindrada vêm de fábrica com caixas de direção esféricas.