Retorno do formato Sprint na Áustria

Texto e fotos: Pirelli

A segunda etapa da primeira sequência de três corridas em três finais de semana da temporada, o GP da Áustria, acontece em Spielberg. Várias características inusitadas fazem desta uma pista única no calendário do campeonato. Primeiramente, ela tem o menor número de curvas (10) e o menor tempo de volta, ainda que seus 4,318 quilômetros de extensão a tornem o terceiro circuito mais curto depois de Mônaco (3,337 km) e Interlagos (4,309 km). O circuito da Red Bull é o segundo na lista de pistas com a maior variação de altitude, com uma diferença de 63,5 metros entre seus pontos mais altos e mais baixos, perdendo apenas para a variação de 102,2 metros de Spa-Francorchamps.


Como habitual neste evento, a Pirelli escolheu os três compostos mais macios da gama de 2024, o C3 como Hard, o C4 como Medium e o C5 como Soft. A superfície da pista de Spielberg é um tanto antiga e, portanto, altamente abrasiva, mas as forças laterais exercidas sobre os pneus são definitivamente abaixo da média da temporada, resultando num desgaste geral muito limitado. A tração nas curvas lentas e a estabilidade nas frenagens são fatores chave para ser competitivo nesta pista. É importante administrar os pneus para evitar o superaquecimento, principalmente se rodarem em altas velocidades: os pilotos que não conseguirem mantê-los suficientemente frios podem ter dificuldade em se defender dos ataques de outros carros, especialmente no primeiro e no último setores. Portanto, outro fator importante será a temperatura ambiente num local onde o clima é frequentemente bastante variável. Nas duas últimas edições desta corrida, a estratégia de duas paradas se provou a mais rápida com pneus médios e duros e, no ano passado, nenhum piloto apostou nos macios. As colinas da Estíria têm sido a única casa da Fórmula 1 na Áustria, com 37 corridas realizadas no circuito hoje conhecido como Red Bull Ring e uma, em 1964, numa pista conhecida no campo de aviação militar de Zeltweg, com os dois locais separados por apenas algumas centenas de metros em linha reta. A prova deste domingo será o 37º GP da Áustria e as corridas foram realizadas em três períodos distintos. Após a primeira em Zeltweg, as seguintes foram disputadas no então autódromo conhecido como Österreichring de 1970 a 1987, depois como A1-Ring de 1997 a 2003 e finalmente com a nomenclatura Red Bull Ring de 2014 em diante. Nos anos de 2020 e 2021, a pista também sediou o GP da Estíria.

O Red Bull Ring recebe o terceiro fim de semana em formato Sprint da temporada, o que significa apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira seguida pela classificação sprint. A corrida Sprint acontece no sábado, seguida pela classificação para o GP de domingo à tarde. Este formato foi utilizado nesta pista três vezes, todos os anos desde 2022. Até o momento, ocorreram 14 corridas Sprint e, não surpreendentemente, Max Verstappen conquistou a maior parte, vencendo nove delas. Valtteri Bottas venceu duas, enquanto Sergio Perez, George Russell e Oscar Piastri têm uma vitória cada.