Uma vitória especial de Verstappen em Montreal

Texto e fotos: Pirelli

Max Verstappen venceu o GP do Canadá ao fim de uma corrida que teve três líderes diferentes: George Russell, Lando Norris e Max. Em algum momento da corrida, Oscar Piastri e Lewis Hamilton também lutavam não apenas pelo pódio, mas pela vitória, terminaram em quinto e quarto, respectivamente.

Esta foi a 60ª vitória de Max na Fórmula 1, a terceira consecutiva em Montreal, a sexta da temporada e a 119ª da Red Bull, a quinta neste GP. 

Melhores Momentos do pneu na corrida
A corrida começou com pista molhada, 18 pilotos optaram por largar com Cinturato Intermediate enquanto a dupla da Haas optou por pneus Full Wet, Magnussen e Hulkenberg deram show nos primeiros estágios da corrida, já que o pneu ofereceu excelente aderência nessas condições, de modo que ambos subiram na classificação, o dinamarquês até conseguiu ficar em segundo tendo largado em 14º. No entanto, a pista secou rapidamente e os dois foram obrigados a parar e colocar os Intermédios uma vez que os seus tempos de volta tinham diminuído consideravelmente.

Na segunda parte da corrida, o Cinturato Intermediate foi o pneu mais usado, já que as condições alternaram entre chuva e sol com a pista secando antes de se molhar novamente após outra chuva. A maioria dos pilotos aproveitou o primeiro período do Safety Car para mudar para um segundo conjunto de Intermediários, enquanto o trio Ocon, Tsunoda e Bottas apostou na durabilidade dos pneus o suficiente para estender o período até que a pista estivesse adequada para slicks, eles foram os únicos pilotos a completar a corrida de setenta voltas com apenas um pit stop. Quando os slicks se tornaram viáveis, a maioria dos pilotos optou pelo Medium, buscando uma melhor fase de aquecimento, cinco optaram pelo Hard, pensando mais no desgaste. Dado o clima do fim de semana no circuito Gilles Villeneuve, não é surpresa que todos os pneus tenham sido aproveitados.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Que corrida! Depois do GP de Mônaco ter sido alvo das críticas de não ser emocionante, a Fórmula 1 respondeu com um espetáculo da primeira à última volta, com três pilotos revezando-se na liderança. Parabéns ao Max pela grande vitória e também a todos os outros protagonistas deste GP do Canadá, todos os que amam este esporte se divertiram muito. Pudemos ver quatro dos cinco tipos disponíveis em ação, mesmo o para chuva extrema, que normalmente não é muito utilizado, provou ser competitivo numa pista de baixa energia e com muita água. O Intermediário foi capaz de fazer trechos muito longos, confirmando sua adequação tanto para condições muito molhadas quanto para condições quase secas. Quanto ao Hard e o Medium, é difícil dizer qual funcionou melhor, o segundo Safety Car nos privou de poder avaliar qual poderia ter sido o preço a pagar em termos de degradação para quem escolheu o Medium para garantir mais aderência".

Campeonato