Max supera os problemas e vence em Barcelona
Texto e fotos: Pirelli
Max Verstappen venceu mais uma vez na temporada, no GP da Espanha ele travou alguns duelos roda a roda na largada, primeiro com Lando Norris depois com George Russell. O holandês fez um excelente trabalho na gestão dos pneus ao longo da corrida, Norris tentou uma estratégia diferente, ele foi ultrapassado na largada e depois alongou suas duas primeiras passagens (oito voltas depois com o Soft e quatro depois com o Medium) para tentar alcançar o líder nos momentos finais com pneus macios teoricamente mais frescos. No entanto, é importante notar que Max usou seu conjunto novo de C3 para o trecho final e Norris usou o seu na largada.
Lewis Hamilton foi o terceiro, de volta ao pódio desde o GP do México do ano passado. Isso significa que, em todos os anos desde sua estreia em 2007, em 18 temporadas consecutivas, o heptacampeão mundial conseguiu terminar entre os três primeiros pelo menos uma vez. Esta foi a 61ª vitória de Verstappen, a quarta nesta pista, há oito anos aqui ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Para a Red Bull, é a vitória número 120, a sétima em dez corridas nesta temporada.
Somente Perez e Tsunoda fizeram três paradas, 12 utilizaram os três compostos disponíveis, Bottas fez o trecho mais longo, 37 voltas no Hard, Zhou liderou a lista de Medium com 32 voltas e Leclerc 24 no Soft.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma corrida muito intensa e às vezes espetacular e aqui estou pensando na largada incrível de Russell, semelhante à de Alonso em 2011 e nos duelos de George, primeiro com Max depois com Lando. A corrida entre os líderes foi como um jogo de xadrez entre as quatro equipes que ocuparam as oito primeiras colocações, com os lances compostos por escolhas estratégicas e gerenciamento de pneus. Todos os três compostos tiveram o desempenho esperado, tanto em termos de desgaste como de degradação, apesar das temperaturas terem sido significativamente mais altas que o previsto. O mesmo pode ser dito das estratégias, no que diz respeito ao uso dos pneus e às janelas de pit stop, Soft e Medium apresentaram o melhor desempenho, enquanto o Hard teve um pouco de dificuldade em termos de desempenho geral, embora não oferecesse uma vantagem decisiva no que diz respeito à degradação".
0 Comentários