Max supera os problemas e vence em Barcelona

Texto e fotos: Pirelli

Max Verstappen venceu mais uma vez na temporada, no GP da Espanha ele travou alguns duelos roda a roda na largada, primeiro com Lando Norris depois com George Russell. O holandês fez um excelente trabalho na gestão dos pneus ao longo da corrida, Norris tentou uma estratégia diferente, ele foi ultrapassado na largada e depois alongou suas duas primeiras passagens (oito voltas depois com o Soft e quatro depois com o Medium) para tentar alcançar o líder nos momentos finais com pneus macios teoricamente mais frescos. No entanto, é importante notar que Max usou seu conjunto novo de C3 para o trecho final e Norris usou o seu na largada.

Lewis Hamilton foi o terceiro, de volta ao pódio desde o GP do México do ano passado. Isso significa que, em todos os anos desde sua estreia em 2007, em 18 temporadas consecutivas, o heptacampeão mundial conseguiu terminar entre os três primeiros pelo menos uma vez. Esta foi a 61ª vitória de Verstappen, a quarta nesta pista, há oito anos aqui ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Para a Red Bull, é a vitória número 120, a sétima em dez corridas nesta temporada.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Não houve nenhum abandono, com 11 dos 20 pilotos terminando na mesma volta do líder. 19 pilotos largaram com Soft, Albon, que largou do pit lane, optou pelo C2. Os pit stops começaram já na volta 9 com Tsunoda, os líderes esperaram até a volta 15 (Sainz e Russell) para mudar para médios, Norris e Leclerc prolongaram suas passagens o máximo possível, volta 23 para o primeiro e 24 para o segundo. Para o terceiro trecho, também entrou em cena o Hard, utilizado pela maioria dos pilotos, entre os líderes, o Soft dominou a escolha para a parte final da corrida, apenas Sainz e Russell optaram pelo Hard.

Somente Perez e Tsunoda fizeram três paradas, 12 utilizaram os três compostos disponíveis, Bottas fez o trecho mais longo, 37 voltas no Hard, Zhou liderou a lista de Medium com 32 voltas e Leclerc 24 no Soft.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma corrida muito intensa e às vezes espetacular e aqui estou pensando na largada incrível de Russell, semelhante à de Alonso em 2011 e nos duelos de George, primeiro com Max depois com Lando. A corrida entre os líderes foi como um jogo de xadrez entre as quatro equipes que ocuparam as oito primeiras colocações, com os lances compostos por escolhas estratégicas e gerenciamento de pneus. Todos os três compostos tiveram o desempenho esperado, tanto em termos de desgaste como de degradação, apesar das temperaturas terem sido significativamente mais altas que o previsto. O mesmo pode ser dito das estratégias, no que diz respeito ao uso dos pneus e às janelas de pit stop, Soft e Medium apresentaram o melhor desempenho, enquanto o Hard teve um pouco de dificuldade em termos de desempenho geral, embora não oferecesse uma vantagem decisiva no que diz respeito à degradação".

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