Russell vence na vacilada de Norris e Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

O GP da Áustria produziu um clímax surpreendente, com George Russell saindo vitorioso após o duelo entre Max Verstappen e Lando Norris que terminou com ambos indo para os boxes com pneu furado. O holandês conseguiu voltar e terminou em quinto, o inglês teve que abandonar.

Russell encerra assim uma seca de vitórias para ele e para a Mercedes que duraram 34 GPs e 595 dias, desde o Brasil em 2022. Esta é a segunda vitória do inglês na Fórmula 1, enquanto para a Mercedes é a de número 126. Juntando-se a ele no pódio estavam Oscar Piastri e Carlos Sainz.

Melhores Momentos do pneu na corrida
A estratégia mais eficaz foi de duas paradas, aqueles que fizeram três ou mais (Verstappen, Leclerc, Alonso e Sargeant) foi por imprevistos, não por escolha. Todos os pilotos que alinharam no grid optaram por pneus Medium, partindo do pit lane, Zhou optou pelos Hard.

O C4 e o C3 foram os protagonistas desta corrida, o C5 apenas a apareceu no final, utilizado por Verstappen nas últimas sete voltas após a parada forçada e por Alonso, que tentava a volta mais rápida da corrida, que ele realmente definiu. Daniel Ricciardo fez o trecho mais longo da corrida, completando 34 voltas com pneus Hard, o prêmio nos Medium vai para Pierre Gasly que fez 29 voltas.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Quando você menos espera, as faíscas voam! Os primeiros dois terços da corrida foram geralmente lineares, bastou apenas um pequeno problema no segundo pit stop de Verstappen para reunir na pista os dois pilotos de destaque do fim de semana, desencadeando assim um duelo emocionante no limite. Produziu um final que acabou beneficiando George Russell, que conquistou sua segunda vitória em GPs, parabéns a ele e à Mercedes! No geral, houveram muitas ultrapassagens, algumas delas muito espetaculares. Da nossa parte não houve surpresas. Os pneus comportaram-se exatamente como esperado, tanto quando comparados com as simulações realizadas antes de chegar à Áustria, como com base na análise dos dados recolhidos na sexta-feira e sábado. As previsões estratégicas também foram bastante respeitadas. Médio e Duro foram as principais escolhas para a prova. O Médio teve um desempenho melhor, especialmente nos carros mais competitivos. Por outro lado, o C3, que sofreu um pouco menos de degradação, funcionou bem para quem optou por fazer um primeiro stint muito curto com Médio antes de explorar a maior consistência dos pneus com faixa branca, conseguindo assim entrar no pontos, assim como Hulkenberg, Magnussen e Ricciardo".

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