70 anos de história
Texto e fotos: Pirelli
O GP de Mônaco é um dos clássicos do calendário da Fórmula 1 e este ano atinge uma marca impressionante, este fim de semana será a 70ª edição da corrida valendo para o Campeonato Mundial de Pilotos. Na verdade, houve 11 corridas anteriores, dez antes do Campeonato Mundial ser estabelecido e uma em 1952, quando o GP foi disputado por carros esportivos de rodas fechadas.
Como de costume, a escolha dos compostos de pneus de pista seca da Pirelli recai sobre os três mais macios disponíveis este ano, o que significa o C3 como Hard, o C4 como Medium e o C5 como Soft. Como é geralmente o caso em circuitos de rua, a pista tem uma superfície particularmente lisa, dado que é de uso diário para carros de passeio e por isso os pneus devem proporcionar a maior aderência possível. Em Mônaco, os pneus estão sujeitos a algumas das forças mais baixas de toda a temporada, já que a velocidade média ao longo dos 3,337 quilômetros de pista é muito lenta, com algumas curvas sendo feitas a menos de 50 km/h, enquanto os carros estão em aceleração total apenas por 30% da volta. No entanto, para atenuar esse baixo nível de estresse está o fato de que, com 78 voltas para completar no domingo, todos os fenômenos que podem caracterizar o comportamento dos pneus ocorrem muito mais frequentemente do que a média, especialmente quanto ao nível de energia desenvolvida quando a tração é necessária. Outro fator a ser considerado em relação aos pneus é a granulação que, especialmente nos primeiros dias, pode se revelar uma convidada indesejável.
Numa pista em que a margem de erro é praticamente inexistente, um fator que afeta a rapidez com que os tempos de volta dos pilotos diminuem é a confiança que gradualmente ganham, independentemente do quão bom conhecem a pista, à medida que enfrentam suas 19 curvas e todos os outros perigos que ela traz. O piloto deve trabalhar para encontrar os melhores traçados, aproximando-se cada vez mais das barreiras, muitas vezes raspando nelas com os ombros dos pneus. A habilidade está em fazer isso sem quebrar nada no carro e é a chave para garantir uma boa posição no grid, essencial numa corrida em que as ultrapassagens são quase impossíveis, mesmo quando há uma diferença de desempenho entre os carros que pode chegar a segundos. A classificação será ainda mais crítica, já que este ano vimos a ordem em que os carros se alinham atrás das luzes de largada decidida em apenas milésimos de segundo. Numa pista como essa, uma aparição do Safety Car é quase inevitável, com probabilidade de 77% baseado em experiência passada, em média quase duas vezes por corrida. Apesar disso, curiosamente, a corrida do ano passado ocorreu bem, sem períodos de neutralização. Na verdade, só existe uma única opção estratégica e essa é a de uma parada, tentando ir aos boxes o mais tarde possível precisamente para se beneficiar de um eventual Safety Car, assim minimizando o tempo perdido nos boxes.
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