Lando vence cercado de esperança e glória

Texto e fotos: Pirelli

Lando Norris conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 na terceira edição do GP de Miami. Em Xangai, há duas semanas, o piloto garantiu seu 15º pódio sem vencer, o que foi um recorde absoluto, esse azar chegou ao fim. Ele se torna o 114º piloto a vencer pelo menos um GP e para a McLaren essa foi a vitória número 184, a primeira desde Monza 2021, quando Daniel Ricciardo e Norris fizeram dobradinha.

No pódio estavam Max Verstappen que chegou em segundo e Charles Leclerc o terceiro, pela primeira vez nesta temporada um Alpine terminou nos pontos, graças ao décimo lugar de Esteban Ocon. Vale destacar que, nas três edições desta prova, o piloto que largou da pole levou a bandeira quadriculada em segundo lugar, em 2022 foi Leclerc, ano passado Perez e desta vez Verstappen.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Como previsto, a estratégia de uma parada era a única plausível, mas primeiro o Safety Car Virtual na volta 22 e o real na 28 atrapalharam os planos, dando para quem ainda não havia parado nos boxes a chance de fazê-lo enquanto perdiam menos tempo do que aqueles que já haviam trocado os pneus. Isto reorganizou o grupo e depois a ordem permaneceu relativamente estática nas fases iniciais, pelo menos entre os líderes. No grid, o composto mais popular foi o C3, com 15 pilotos optando pelo que era teoricamente a estratégia mais rápida, com a primeira passagem com Medium e a segunda no Hard. Hamilton, Alonso, Ricciardo e Magnussen optaram pelo C2, esperando fazer um primeiro trecho o mais longo possível, enquanto Bottas apostou no C4.

Um total de 1.110 voltas foram completadas e apenas Sargeant não conseguiu terminar a corrida. O C3 fez o maior trabalho (562 voltas, 50,6%), uma quilometragem ligeiramente superior ao C2 (504 voltas, 45,4%). O C4 foi usado apenas pelos dois pilotos da Sauber, por Bottas nas primeiras 11 voltas e por Zhou desde o pit stop até a bandeirada e provou estar à altura em termos de degradação e desempenho.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Em primeiro lugar, quero parabenizar Lando Norris por sua primeira vitória na Fórmula 1. Tenho certeza que ele nunca esquecerá as emoções que sentiu nos quilômetros finais e depois no pódio! Estranhamente, apesar das surpresas trazidas pelos Safety Cars, foi uma corrida muito linear em termos de comportamento dos pneus: apenas uma parada e os pneus de qualquer cor de banda, degradaram-se relativamente pouco, em parte devido a ausência de granulação, também havia muito pouca diferença de desempenho entre os carros. Dito isto, vimos que os dois compostos mais utilizados, o C2 e o C3, permitiram aos pilotos dar o máximo durante quase toda a corrida, como se pode verificar pelo estudo da cronologia dos tempos por volta, mesmo que na teoria parecesse limitado pela estratégia. Obviamente, o VSC e o SC arruinaram os planos em vários boxes, enquanto outros tiveram mais sorte ou mais inteligência, mas isso faz parte das corridas. Como sempre, será importante analisar cuidadosamente todos os dados adquiridos ao longo dos três dias deste GP, porque eles produzirão indicações que nos poderão ser úteis em termos de seleção de compostos e na compreensão da interação entre os pneus e os vários tipos de superfície da pista. Na verdade, é por isso que a Fórmula 1 é um esporte fascinante, porque todos os dias você pode aprender algo que pode levar ao progresso".

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