Max vence, com Lando muito próximo

Texto e fotos: Pirelli

Mais uma vitória de Max Verstappen, mas Lando Norris esteve muito perto de repetir a conquista de Miami há duas semanas: entre a qualificação e a corrida, a diferença entre o piloto da Red Bull e o rival da McLaren foi de apenas 816 milésimos de segundo, 91 na qualificação e 725 na corrida, Charles Leclerc fechou o pódio em terceiro.

Esta foi a vitória número 59 de Verstappen, a terceira em Ímola (2021, 2022 e 2024), igualando a Michael Schumacher de 2002 a 2004 e a 118ª da equipe Red Bull.

Melhores Momentos do pneu na corrida
15 pilotos largaram com pneus Medium, Perez, Sargeant e Zhou optaram pelo Hard, Alonso, largando dos boxes e Gasly apostaram no Soft. Como previsto, foi uma corrida de apenas uma parada, com Médio e Duro sendo as escolhas favoritas.

Começar com o Soft simplesmente não valeu a pena, ambos os pilotos tiveram que fazer uma parada adicional. A três voltas do final, o espanhol usou outro conjunto de Soft, provavelmente com o objetivo de estabelecer a volta mais rápida da corrida, mas essa foi para George Russell que fez uma troca na volta 52 e ganhou o ponto extra. O prêmio pela passagem mais longa de todas vai para Valtteri Bottas que conhece bem esse exercício, ele completou 54 de suas 62 voltas no C3, enquanto Kevin Magnussen e Lance Stroll lideraram as voltas no C4, estendendo o primeiro trecho até a 37.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Uma corrida muito acirrada, na maior parte sem momentos emocionantes, mas animada no final quando Norris se aproximou de Verstappen. Numa pista antiga como Imola, as ultrapassagens sempre foram difíceis e este ano não foi diferente. A estratégia baseada numa única parada foi, como previsto, a mais rápida e foi adotada pela maioria, com o primeiro stint feito no Medium e o segundo no Hard. Ambos os compostos funcionaram muito bem, a janela de pit stop prevista provou ser precisa, na verdade, aqueles que pararam muito cedo encontraram dificuldades no final. A degradação não foi muito elevada porque havia poucos sinais de granulação. Quero dar os parabéns ao maravilhoso público de Ímola que esteve tão apaixonado como sempre, dando mais uma vez um grande espetáculo nas bancadas e tenho certeza que pilotos e equipes gostaram".

Campeonato