Baseado em uma história real, o longa emociona muito quem tem amor por animais

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Diamond Films

O esporte, seja ele qual for, tem sempre um elemento que mexe com as ações e emoções tanto dos competidores quanto dos torcedores aficionados. Existe uma modalidade dentre todas, que é a maior prova de coragem, superação, e por que não, incorpora altos níveis de loucura. A Corrida de Aventura talvez seja o ponto máximo que um humano suporta praticando esporte.

Tendo como pano de fundo essa modalidade e baseado no livro “Arthur: The Dog Who Crossed the Jungle to Find a Home”, de Mikael Lindnord, está em cartaz nos cinemas brasileiros Uma Prova de Coragem (Lionsgate Films, eOne Films, Tucker Tooley Entertainment, Mark Canton Productions, Municipal Pictures, Diamond Films), um longa muito bem feito, que não exagera nas ações e reações e mostra a realidade do esporte nas suas variações sentimentais.

O ótimo roteiro de Michael Brandt descreve a jornada de Michael Light (Mark Wahlberg), um corredor determinado a vencer o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura e que recebe um inesperado apoio em sua difícil tarefa na última oportunidade de conquistar o título. A equipe é levada ao limite de suas forças durante o percurso, até que um cachorro, o Arthur redefine o significado de vitória, lealdade e amizade.

A direção de Simon Cellan Jones é competente e simplista, afinal de contas não se tem muito que inventar quando se retrata esporte, ele é ajudado pelo ótimo elenco que tem Simu Liu, Juliet Rylance, Nathalie Emmanuel, Ali Suliman e Rob Collins, eles incorporaram seus personagens com muito realismo.

Filmado na República Dominicana, teve como grande sacada a fotografia ser feita por um especialista em filmes esportivos, o francês Jacques Jouffret usou um equipamento mais sensível, as câmeras Panavision Millennium DXL2 e as lentes Panavision T-Series conseguem dimensionar os cenários e fazer brilhar os atores, de dia e de noite.

Uma Prova de Coragem tem também na produção o próprio Wahlberg, que acabou se apaixonando pelo roteiro e pela mensagem que o filme passa, com um custo de US$ 19 milhões ele retrata a história de superação pessoal e afetiva e deve inspirar muita gente, tanto no esporte quanto na vida, portanto, arrisque-se!

Assista ao trailer