Fórmula 1 chega ao Japão na primavera
Texto e fotos: Pirelli
Suzuka é um verdadeiro clássico, o autódromo de 5,807 quilômetros, de propriedade da Honda, testa o talento de cada piloto com um traçado exigente caracterizado por uma pista em forma de número oito, único na Fórmula 1. Além de representar um desafio extraordinário para carros e pilotos, a pista também testa os pneus, tanto em termos de desgaste (devido aos elevados níveis de rugosidade e abrasividade do asfalto) como por meio das forças e cargas às quais são submetidos ao longo da variedade de curvas que compõem a volta. A Pirelli selecionou o trio de compostos mais duros, C1 como Hard, C2 como Medium e C3 como Soft, esta é a mesma seleção usada no Bahrein na primeira corrida da temporada. Uma estratégia de duas paradas é a mais comum, devido à energia que passa pelos pneus e ao estresse a que são submetidos. No entanto, temperaturas mais baixas podem significar que a estratégia de uma parada se torna possível, especialmente para pilotos cuidadosos. Por outro lado, pode tornar mais difícil manter os compostos na janela operacional correta ao aquecê-los na volta de saída dos boxes. A estratégia de uma parada também diminui a eficácia do undercut, que geralmente é muito útil em Suzuka, mesmo com os compostos duros e médios sendo os preferidos para a corrida. Já houve 37 edições do GP do Japão até agora, 33 das quais foram realizadas em Suzuka. Os outros quatro aconteceram na pista de Fuji, que pertence à Toyota. O piloto de maior sucesso ainda é Michael Schumacher, com seis vitórias: o alemão também tem o maior número de pole positions (8) e pódios (9). Em termos de conquistas em equipe, a McLaren tem o maior número de vitórias, enquanto a Ferrari tem mais pole positions (10). O circuito de Suzuka tem 18 curvas, algumas das quais como a Spoon, a 130R e a combinação de subida entre as Curvas 2 e 7, estão entre as mais famosas do calendário do campeonato mundial. Menos conhecidas são as duas curvas Degner, nomeadas em homenagem a Ernest Degner, um motociclista alemão das décadas de 1950 e 1960, as curvas 8 e 9 da pista de Suzuka têm seu nome em homenagem à sua contribuição para a história do motociclismo japonês.
0 Comentários