A dominante Red Bull em Suzuka

Texto e fotos: Pirelli

Max Verstappen aumentou o número de vitórias na carreira com desempenho se rivais no GP do Japão, esta foi a terceira vitória consecutiva do holandês em Suzuka, a 57ª na Fórmula 1. Sergio Perez garantiu a terceira dobradinha na temporada, 31 no total.

Carlos Sainz terminou em terceiro, para a Ferrari é o 25º pódio na etapa japonesa, sendo superada apenas pelos 27 da McLaren.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Na largada houve uma divisão bastante equilibrada entre os 20 pilotos que optaram pelo Medium, entre os dez primeiros só Alonso optou pelo Soft. Na bandeira vermelha durante a primeira volta, sete pilotos (as duplas da Mercedes e Alpine, Sargeant, Tsunoda e Zhou) aproveitaram para trocar os compostos. A dupla da Mercedes passou de Medium para Hard, as Alpine e Sargeant passaram de Soft para Medium, Tsunoda e Zhou de Medium para Soft.

Por causa do acidente na primeira volta e a bandeira vermelha, a corrida foi encurtada em duas voltas, as equipes então optaram por diversas estratégias, tanto no número de paradas como na utilização dos compostos. O composto mais utilizado foi o C1 (545 voltas, 60%), depois o C2 (281 voltas, 31%), ambos sem muita diferença em termos de degradação. Mesmo com o Hard e o Medium sendo os mais usados, o Soft (81 voltas completadas, 9% do total) também teve importância significativa, seja na largada ou na fase final, apesar de mostrar degradação significativa.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Mais uma vez a Fórmula 1 provou ser uma corrida espetacular. Numa das pistas mais exigentes para pilotos e carros, assistimos a uma prova com muitas ultrapassagens, onde foram postas em jogo diversas estratégias, em parte graças ao fato dos três compostos que escolhemos para esta etapa estarem à altura. Isso permitiu aos pilotos escolher entre diferentes opções, tanto em termos de troca de compostos quanto em quando fazer as paradas. Mais uma vez Red Bull e Max Verstappen tiveram uma vantagem que lhes permitiu garantir a vitória com relativa facilidade, atrás deles houveram grandes batalhas, não apenas na pista, mas também entre as equipes. Hoje foi o dia mais quente do fim de semana, com temperatura da pista em 40°C na largada e depois caiu para 32°C, por isso a degradação térmica foi significativa, quem fez a melhor gestão conseguiu ganhar várias posições. O undercut provou ser muito eficaz, mas todas essas variáveis criaram diferenças de desempenho que facilitaram as ultrapassagens, o que foi ótimo para os espectadores. Os fãs que lotaram Suzuka durante todo o fim de semana contribuíram para o show e foi ótimo vê-los comemorando o décimo lugar do herói local Yuki Tsunoda".

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