Verstappen vence todas em Xangai

Texto e fotos: Pirelli

Domínio completo de Max Verstappen na China, depois de vencer a Sprint, o tricampeão conquistou a vitória na corrida principal, é a quarta em cinco etapas nesta temporada, com isso ele chega a 58 triunfos em 190 GPs disputados.

No pódio, o segundo colocado Lando Norris, este foi o 15º pódio do inglês e Sergio Perez, o terceiro, foi o 39º do mexicano. Fernando Alonso chegou em sétimo lugar, foi dele a volta mais rápida da corrida pela 25ª vez na carreira, a segunda com a Aston Martin.

Melhores Momentos do pneu na corrida
A grande maioria dos pilotos largou com o Medium, Hamilton, Stroll, Sargeant e Tsunoda optaram pelo Soft e Magnussen escolheu o Hard. O desenrolar da corrida teve diversas escolhas estratégicas influenciadas por três períodos de Safety Car, um virtual e dois reais, num total de cerca de 17 minutos. Isso juntou o grupo e misturou as coisas em termos de pit stops e uso de pneus, a ponto de seis pilotos, Hamilton, Stroll, Alonso, Sargeant, Tsunoda e Zhou, acabarem usando os três compostos.

Outra confirmação disto foi o fato das estratégias dos pilotos que compunham os dez primeiros serem muito diferentes entre si em termos da ordem de utilização dos compostos, bem como no número de paradas nos boxes: Norris, Sainz e Leclerc pararam uma vez, enquanto Verstappen, Perez, Russell, Hamilton, Piastri e Hulkenberg duas vezes e Alonso três. O trecho mais longo no Hard foi feito por Sainz (39 voltas), Magnussen fez 29 no Medium e Alonso 20 no Soft.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi mais uma demonstração de força de Max Verstappen, que venceu duas vezes no primeiro fim de semana de Sprint da temporada. Mesmo assim foi uma etapa muito interessante porque atrás do tricampeão mundial houve uma corrida muito acirrada com surpresas, ultrapassagens e emoção. Teve grande entusiasmo entre os fãs chineses que mantiveram os olhos colados no herói local Guanyu Zhou durante todo o fim de semana, e ele mostrou a sua emoção ao reconhecer o apoio depois da corrida. Do ponto de vista puramente técnico, se confirmou que todos os três compostos estavam adequados para utilização. Os longos períodos de Safety Car afetaram a forma como a corrida se desenrolou, permitindo que aqueles que consideram uma parada a fizessem funcionar. No entanto, dado o nível de degradação, teria sido muito difícil fazer sem o Safety Car, seria um preço muito elevado a pagar em termos de desempenho em comparação com aqueles que seriam mais rápidos com pneus mais novos na parte final da corrida. Isso aconteceu com Alonso, que colocou os Médios na volta 43 quando estava em sétimo lugar e foi capaz de recuperar as cinco posições perdidas no pit stop. Finalmente, vale a pena notar que nenhum dos três compostos sofreu granulação, mais uma prova de que funcionaram bem nesta pista incomum em condições muito particulares".

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