Verstappen vence e depois leva a Red Bull à centésima pole

Texto e fotos: Pirelli

Uma vitória e uma pole position no mesmo dia para Max Verstappen. O holandês teve uma grande vitória em Xangai na primeira Sprint Race da temporada antes de conquistar a primeira pole position nesta pista, foi a 37ª da carreira e a centésima da equipe Red Bull.

Largando em quarto, Max precisou de apenas nove voltas para chegar à ponta, ultrapassando Alonso e depois Hamilton antes da sua oitava vitória em 13 corridas Sprint. No pódio virtual, ele foi acompanhado por Hamilton e Perez. Após alguns duelos emocionantes nas últimas voltas, os dois espanhóis levaram a pior, Carlos Sainz terminou em quarto depois de ter sofrido danos na asa dianteira numa colisão com o seu compatriota Fernando Alonso, que teve de ir às boxes devido a um furo que sofreu quando se tocaram.

Duas cores dominaram claramente as sessões de pista no Circuito Internacional de Xangai. Na Sprint Race, o composto Medium foi o favorito, utilizado por 19 dos 20 pilotos, a exceção foi George Russell, sua equipe optou por aproveitar ao máximo a aderência proporcionada pelo Soft nas primeiras voltas da corrida. O C4 foi a estrela da qualificação, a melhor volta de Verstappen foi 1m33”660, estabelecida em sua última tentativa no Q3, é dois décimos mais lenta que a simulação feita pela Pirelli baseada nos dados das equipes. Seu companheiro de equipe Sergio Perez (1'33”982) junta-se a ele na primeira fila, na segunda Fernando Alonso (1'34”148) e Lando Norris (1'34”165).

Verstappen recebeu o Pirelli Pole Position Award de Wu Chun, ator de cinema e antigo cantor da boyband Mandopop Fahrenheit. Ele estrelou vários filmes e programas de TV de Taiwan e tem milhões de seguidores na rede social chinesa Weibo.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "O segundo dia do fim de semana do GP da China foi bastante movimentado com o novo formato proporcionando bastante interesse aos espectadores que lotaram as arquibancadas. A Sprint Race demonstrou claramente o bom nível de desempenho do pneu Medium e, graças a Russell, vimos que o Soft não pode ser descartado como um possível composto para se usar na corrida. Poderia, de fato, ser a solução ideal para o primeiro stint daqueles que desejam parar cedo para explorar o undercut, o que é muito eficaz aqui, ou talvez nas fases finais da corrida para tentar recuperar algumas posições. Considerando o elevado nível de degradação visto até agora nos treinos livres e na Sprint, duas paradas é claramente a estratégia mais rápida. Uma mistura de C3 e C2 é a melhor na teoria, mas o C4 também pode entrar no jogo. Em termos de desgaste, o pneu que requer mais cuidado é o dianteiro esquerdo, mas os traseiros também podem sofrer".