A maior montadora de carros eletrificados do mundo apresenta seu novo modelo e assusta a concorrência com vantagens e preço

Texto: Eduardo Abbas / BYD
Fotos: BYD

Que eles não estavam brincando a gente já sabia, mas agora a coisa ficou séria. Com um lançamento avassalador, a BYD apresentou para os brasileiros o seu, digamos, carro de entrada para a mobilidade elétrica, o modelo tem tecnologia de ponta, conectividade, design, ótima autonomia e um preço muito competitivo, se comparado com os outros concorrentes elétricos.

Eu fui gentilmente convidado para conhecer a novidade que chega firme e forte ao Brasil, o BYD Dolphin Mini é o que existe de mais moderno na montadora em termos de Urban Car, é mais um carro “game-changer” para mudar os paradigmas do que vinha sendo praticado até agora. É um modelo acessível, conectado, descolado, completo, moderno, tecnológico e rompe com os padrões que a velha indústria vinha adotando até então.

O novo modelo promete ser o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros, que passam a ter acesso a um veículo com tecnologia de ponta, conectividade, design, ótima autonomia e, claro, um preço sugerido muito competitivo, por R$ 115.800 você pode iniciar sua jornada elétrica no mundo.

O BYD Dolphin Mini não é só mais um rostinho lindo na multidão, ele chega com autonomia de 280 km, segundo dados divulgados pelo PBEV (INMETRO), é a melhor eficiência energética do país, são 0,41MJ/km, o equivalente a 70 km/litro num veículo movido a gasolina. Ele pode, segundo a fabricante, ser recarregado facilmente em qualquer tomada comum de 127 ou 220V, de 30% a 80% em menos de 30 minutos graças a função de agendamento e pré-programação para carregar a bateria.

O modelo é equipado com a bateria Blade BYD (LFP) de 38 kWh que é integrada à plataforma 3.0, ela é responsável por unir o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, isso melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente. O motor elétrico com potência de 75 cv tem torque máximo de 135 Nm, acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h.

Seus equipamentos de série são encontrados em modelos Premium como o HHC, CC, TPMS, EPB, AVH, Brake Booster com ABS, frenagem regenerativa, é equipado com o Controller Deceleration Partner (CPD), um sistema de frenagem de emergência através do freio de estacionamento eletrônico, controle de estabilidade, VDC, comando de voz, Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento, câmera de ré e o cartão NFC (Comunicação por Campo de Proximidade) que permite trancar e destrancar as portas, acender as luzes, acionar o alarme, localizar o veículo e obter informações do estado de carga. Uma pulga que sempre fica atrás da orelha é sobre segurança de veículos elétricos, o BYD Dolphin Mini tem seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina, sua construção leva 61% de aço de alta resistência, forjado para proteger os ocupantes contra a maioria dos impactos.

O compacto tem medidas generosas, ele é um pouco mais alto que o Dolphin com 1,58m de altura, 1,71m de largura e 3,78m de comprimento, o entre-eixos é de 2,50m, isso cria uma nova referência em termos de espaço melhorando significativamente o conforto de condução. O interior do BYD Dolphin Mini é espaçoso para quatro passageiros, os bancos com acabamento Premium ecológico são em formato de “concha” na frente e integral atrás, o do motorista possui ajuste elétrico em seis posições.

A tecnologia embarcada tem multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 10,1" e rotação elétrica, conexão 4G, armazenamento em nuvens, carregamento por indução para Smartphone, portas USB-A, USB-C e tomada 12V. O painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo, direção elétrica, controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, quatro alto-falantes localizados nas portas, vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz, retrovisores com ajuste elétrico, porta-malas de 230 litros ou 930 litros (com os bancos traseiros rebatidos) e kit de reparo de pneus.

O BYD Dolphin Mini é oferecido em quatro cores, Branco Apricity (interior rosa e azul escuro), Preto Polar Night (interior azul escuro), Rosa Peach (interior Rosa) e Verde Sprout (interior azul claro). Você pode encontrar mais informações, agendar Test Drive, condições de compra e outros detalhes AQUI, mas é bom saber que ele tem garantia de 5 anos ou 500 mil quilômetros e a da bateria de 8 anos sem limite de quilometragem, tudo isso para abrir sua nova porta, a da mobilidade elétrica.